O filme “Meninos não Choram” (Boys Don’t Cry), de 1999, será exibido neste sábado (03.03), às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O drama, que é baseado em fatos reais e conta a história de um garoto transexual, faz parte da programação do projeto Clube de Cinema Petrópolis, que no mês de março preparou uma seleção especial de filmes, com a intenção de refletir e debater temas sociais. A entrada é gratuita e a classificação é de 18 anos.

A programação do Clube, que reúne apaixonados por cinema, é semanal. Sempre aos sábados, às 19h. Esta será a primeira sessão do especial “Reflita”, com o tema homofobia. Mas durante todo o mês outros assuntos importantes serão debatidos através da programação, como racismo, assédio/violência contra a mulher e preconceito.

No caso do longa “Meninos não Choram” , ele conta a história de uma jovem, Teena, que através de sua imagem e sexualidade, conquista outra identidade, a de um homem, Brandon. O filme, que se passa em uma cidade do interior dos Estados Unidos, Falls City, retrata preconceitos, estigmas e dificuldades dos jovens.

Após se transformar em Brandon e criar uma imagem masculinizada de si mesma, a personagem vai parar em Falls City e se apaixona por Lana, uma jovem em busca de novas perspectivas de vida. Lá, Brandon convive com outros jovens, sempre escondendo sua verdadeira identidade feminina. Cidade pequena, o filme mostra a tradição ultraconservadora do lugar, que instaura um clima de intolerância entre os moradores quando a verdadeira identidade de Brandon vem a público.

O filme, que tem direção de Kimberly Peirce, tem duração de 114 minutos. Ele será exibido legendado.

A última sessão do clube, no dia 24 de fevereiro, lotou o Cine Humberto Mauro com a exibição do vencedor de seis premiações do Oscar no ano passado La La Land: Cantando Estações.