Cinco agências bancárias de Petrópolis foram autuadas nesta terça-feira (20.02) pela não garantia da acessibilidade de maneira correta à população. Os fiscais verificaram que às instituições – duas do Itaú, duas do Bradesco e uma do Santander – não seguiam às normas técnicas estabelecidas pela ABNT para o atendimento bancário. As ações de fiscalização serão mantidas pelo órgão de defesa do consumidor, conforme entendimento com Ministério Público Federal.
As agências que ainda não adotaram o atendimento prioritário aos idosos e aos portadores de necessidades especiais, deverão fazê-lo para que não recebam multas. As medidas incluem caixas especiais tanto no sistema de atendimento normal, quanto de autoatendimento. Também deverão possuir rampas os elevadores para acesso adequado e seguro no banco, mediante a prévia autorização do IPHAN, em caso de atendimento tombado.
“Os bancos também devem ter mobiliário e guichês adequados ao atendimento de cadeirantes e pessoas com nanismo. Precisamos garantir a qualidade do atendimento em todas as esferas. Por isso vamos continuar cobrando às agências que cumpram com essa solicitação. Todas elas já haviam sido informadas sobre a necessidade de realização do atendimento e, agora, não iremos admitir que as normas sejam descumpridas”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
Quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/