Com mais um feriadão batendo na porta, a cidade já está preparada para receber os visitantes. Principais pontos turísticos e parques estarão de portas abertas tanto neste 15 de novembro (quinta-feira), Dia da Proclamação da República, quanto durante todo fim de semana. Além do patrimônio histórico-cultural, opções de lazer também não vão faltar com eventos para todos os gostos, como teatro, encontro de carros em Itaipava, festival de gastronomia, entre outros. A maioria das atividades e eventos tem entrada gratuita.

            “O morador entendeu a importância do turismo para Petrópolis e todos estão virando anfitriões da cidade para receber bem os visitantes durante os feriados. Restaurantes, comércio e hotéis já estão preparados. E o município fica ainda mais atrativo com os diversos eventos espalhados pelo Centro e distritos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Quem quiser fazer o passeio tradicional, o Museu Imperial abre normalmente no feriadão, de 10h30 às 18h, sendo que a bilheteria funciona de 10h às 17h. O mesmo acontece no Museu Casa de Santos Dumont, que pode ser visitado de 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h. Já o Museu Casa do Colono abre de 8h30 às 16h. Outros importantes atrativos, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu de Cera, o Museu de Porcelana, o Palácio de Cristal, Palácio Quitandinha, entre diversos outros, também estarão de portas abertas para receber moradores e turistas durante os dias de folga.

“Petrópolis é uma cidade rica em cultura e tem opções de lazer para agradar todos os gostos. A cidade está preparada para receber visitantes e turistas. Essa também é uma excelente oportunidade para o petropolitano conhecer os museus da cidade. Além de prestigiarem nossos restaurantes e nossos outros pontos turísticos. Nossa intenção é criar bastante movimento nas ruas, aquecer nossa economia”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Outra boa opção tanto para moradores, quanto para visitantes, são os parques. No Cremerie, o espaço funciona de 8h às 17h30 tanto no feriado quanto no fim de semana. Já em Itaipava, o Parque Municipal abre de 8h às 18h. E o Parque Natural da Ipiranga fica aberto de 8h às 17h. Os três têm entrada gratuita. Aqueles que quiserem se aventurar em trilhas ou curtir uma cachoeira, têm uma boa opção no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que tem entrada pela Estrada do Bonfim, em Corrêas. O funcionamento é de 8h às 17h. As informações sobre a compra dos ingressos estão disponíveis no site: www.parnaso.tur.br. Morador de Petrópolis que apresentar comprovante de residência tem desconto.

Eventos para todos os gostos

O feriado prolongado também é uma boa opção para quem quer curtir os eventos da cidade. Entre os destaques está a 18ª edição do Petrópolis Gourmet, com chefs de 41 restaurantes apresentando cardápios especiais, com produtos locais, dentro do tema “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”. Neste fim de semana, ainda acontece o tradicional Mercado Gourmet, no Shopping Itaipava, um espaço criado para valorizar produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis (orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras, legumes, entre outros). Toda programação está disponível no site: www.petropolisgourmet.com.br.

No Parque Municipal, em Itaipava, além de curtir todas as áreas de lazer, o público também pode aproveitar para visitar o “Baixos na Serra”, um encontro de carros que pretende reunir apaixonados por veículos estilizados, no sábado e no domingo, dias 17 e 18 de novembro.

 Já no Centro Histórico, o Palácio de Cristal recebe a 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, que começa no sábado (17.11) e vai até terça-feira (20.11), dia que é celebrado o Dia da Consciência Negra em todo Estado do Rio de Janeiro. Serão quatro dias com uma programação ampla e temática valorizando a cultura afro, das 10h às 22h.

Ainda no Centro, quem preferir ir ao teatro terá boas opções no Theatro D. Pedro. Entre as atrações está “Show Pedro, Pedra Rara”, o stand up comedy de Pedro Manso, às 20h, no feriado, dia 15. A direção é de Tom Cavalcanti e texto de Pedro Manso e Tom Cavalcanti. No sábado (17.11), o Espaço de Artes Kairóz apresenta o espetáculo de música e dança “Histórias e Canções”, às 20h. Para fechar o fim de semana, no domingo (18.11) tem a peça Piquenique no Front, de Fernando Arrabal, com adaptação e direção de Leticia Laranja. O espetáculo, que começa às 18h, é do grupo de teatro adolescente do Arte na Avenida.