Os feriados de Tiradentes, no sábado (21.04), e Dia de São Jorge, na segunda-feira (23.04), deixaram a cidade lotada. No período, o Centro Histórico registrou uma média de ocupação de 90,9% nos hotéis e pousadas nos três dias de folga. Em toda a cidade, a taxa chegou a 84,7%. O Petrópolis Beer Festival, que recebeu cerca de 10 mil pessoas durante o fim de semana no Palácio de Cristal, e as comemorações dos 100 anos da assinatura da escritura do terreno onde Santos Dumont construiu sua casa de veraneio foram alguns destaques do feriadão.

O tempo firme, sem chuva forte no período, também ajudou a atrair os visitantes, que aproveitaram o tempo livre, com céu azul, para passear pela cidade e conhecer os atrativos que o município oferece. Só pelo Museu Casa de Santos Dumont passaram 2.743 pessoas, do dia 21 ao dia 23. Da última quarta-feira (18.04), quando completaram 100 anos da assinatura, até domingo, os visitantes eram recepcionados por um ator interpretando o inventor, com bolo e refrigerante para comemorar a data especial.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, a prefeitura vem investindo no turismo e está buscando apoiar cada vez mais eventos que tenham como um de seus objetivos o fomento do setor na cidade, como foi o caso do Petrópolis Beer Festival, e ainda na criação de atrativos para os turistas dentro dos equipamentos culturais do município, como as comemorações na Casa de Santos Dumont.

“Sabemos que precisamos oferecer o máximo de atrações para os turistas, para que eles permaneçam na cidade, e recebê-los bem. Isso faz com que eles queiram voltar, com que levem uma imagem boa da cidade. Esse fim de semana foi excelente para o setor. Hotéis e restaurantes estavam cheios, mesmo sendo um feriado apenas estadual na segunda-feira”, destaca o secretário.

O Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, recebeu um público ainda maior por conta da feira de produtores de cerveja artesanal. Realizada de 20 a 22 de abril, o Petrópolis Beer Festival superou a expectativa dos organizadores e atraiu cerca de 10 mil pessoas. Cada uma das sete cervejarias participantes vendeu em torno de 800 litros de cerveja.

O mineiro Wallace Miranda, natural de Timóteo, Região Metropolitana do Vale do Aço, de 30 anos, aproveitou o feriadão na cidade e esteve no Palácio de Cristal para curtir a feira. Para ele, eventos deste tipo tornam a cidade ainda mais atraente para o turista. “Petrópolis é uma cidade linda. Me apaixonei desde a primeira vez que vim, em 2012, e sempre que posso estou na cidade. O município é lindo por si só, mas ter outras atividades como essa no Palácio de Cristal torna a experiência ainda mais incrível”.