Motoristas enfrentam alagamento no Rio de Janeiro

Chuvas: Defesa Civil municipal aciona sirenes em 11 comunidades das zonas Norte e Oeste

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O serviço 199 não registrou nenhum chamado emergencial até o momento  

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou, às 20h50 deste domingo (dia 17), sirenes em 11 das 103 comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da cidade. As áreas de acionamento foram: Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Parque Nova Maracá (na região de Tomás Coelho), Comandante Luiz Souto (Praça Seca), Rua Quiririm (Valqueire),  Juramento (Vicente de Carvalho), Mineiros (Pilares), Sapê (Vaz Lobo), Vila Matinha, Relicário e Urubu (Cavalcante). Nenhum chamado emergencial foi registrado até o momento pelo 199, canal direto com o órgão.

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio. As sirenes são acionadas pela Defesa Civil municipal após monitoramento e avaliação dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores.

A Defesa Civil envia alertas de chuva forte via SMS. A adesão ao serviço é voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: o cidadão deve enviar o CEP da residência para o número 40199. Outra fonte de comunicação com os cidadãos cariocas consiste em atualizações constantes das redes sociais e informes para a imprensa da Prefeitura do Rio: http://bit.ly/2IkYZBZ


199 – A Defesa Civil orienta à população que acione o órgão pelo telefone 199, importante ferramenta de planejamento operacional no atendimento às emergências.

Fonte: Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.