A circulação de ventos sobre a América do Sul está organizando a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil. Esse é um sistema meteorológico típico do verão e provoca muita chuva em áreas do Norte, do Centro-Oeste e também do Sudeste do país.
As áreas de instabilidade associadas com a ZCAS podem ser percebidas pelas nuvens carregadas que se espalham sobre o Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro e se juntam com uma frente fria que está sobre o oceano próximo à costa do Rio de Janeiro.
Uma massa de ar seco deixa parte de Mato Grosso do Sul, do Sul do Brasil e parte de São Paulo com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.

Previsão do tempo para 9/12/2020 – quarta-feira
Por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, o tempo fica muito instável nesta quarta-feira na maioria das áreas do Brasil.
A previsão é de muita nebulosidade, com tempo instável e muitas pancadas de chuva sobre todos os estados da Região Norte, na faixa norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal , Minas Gerais, Rio de janeiro, Espírito Santo, e também no centro-norte e leste do estado de São Paulo. Confira alerta para chuva volumosa em vários estados
Nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, a chuva da ZCAS é volumosa e pode causar problemas para a população.
Também tem previsão de muitas pancadas de chuva, mas com períodos de sol sobre o centro-oeste e sul da Bahia, no sul e norte do Piauí, incluindo Teresina , e também sobre o Maranhão. Chove de forma passageira no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.
No Sul do Brasil, algumas pancadas de chuva podem acontecer sobre o centro-leste do Paraná e de Santa Catarina, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis , e também na região da serra gaúcha e catarinense. Mas a chuva no Sul do Brasil não deve causar problemas.
Nas outras áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul e também do Nordeste, o tempo fica firme nesta quarta-feira, com sol e alguma nebulosidade, mas sem condições para chuva.
Alertas meteorológicos para hoje
Essa quarta-feira, 9 de dezembro, é com alerta para temporal no na região Serrana e no Norte/Noroeste fluminenses, na região do Médio Paraíba no estado do Rio de janeiro, na Grande Belo Horizonte , no centro-oeste, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no centro-sul e leste do Pará e também na região de Belém , no sudeste do Amazonas e em Rondônia.
Ficam em atenção por causa do risco de chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento, a faixa norte de Mato Grosso do Sul, o norte de São Paulo, a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte paulista, o Grande Rio e o Litoral Sul Fluminense, o Espírito Santo e as regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Também ficam em atenção para chuva moderada a forte e ventos fortes o oeste da Bahia, o sul do Piauí e o estado do Maranhão.
O sertão do Nordeste e também o centro-sul, o oeste de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná ficam em atenção nesta quarta-feira por causa do ar bastante seco, pois os níveis de umidade relativa do ar podem ficar um pouco abaixo dos 30%.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Comentários estão fechados.