Chuva continua volumosa no RJ, ES e MG

O acumulado de chuva na região da Granja Spinelli, em Nova Friburgo já chegou há quase 326 mm nos últimos três dias.

Grandes volumes de chuva foram observados em áreas dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro por causa da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Em várias localidades desses estados, apenas no período de 24 horas, o acumulado de chuva superou 100 mm pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Volumes de chuva

Confira alguns volumes de chuva registrados no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no período de 24 horas entre 2h30 do dia 9 de dezembro até 2h30 de 10 de dezembro de 2020.

Serra (ES): 143,3 MM, sendo que metade dessa chuva caiu em cerca de 6 horas.

Rio Acima (MG): 140,6 mm.

Nova Friburgo (RJ): 127,9 mm. O acumulado de chuva na região da Granja Spinelli, em Nova Friburgo já chegou há quase 326 mm nos últimos três dias. A média de chuva normal para região serrana do Rio de janeiro em dezembro varia de 250 a 300 mm.

Em Nova Lima na grande Belo Horizonte choveu 119,11 mm

Em Atílio Vivácqua (ES): 118,6 mm

Em Raposos (MG): 117 mm

Em Fundão (ES): 116,1 mm. Cerca de 80 mm caíram em apenas 6 horas

Esses foram os maiores acumulados, mas em muitas localidades de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, os acumulados de chuva em 24 horas ficaram entre 80 e quase 100 mm.

Previsão de mais chuva

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua bastante ativa sobre a região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira.

A chuva vai continuar frequente e há risco de chuva forte e volumosa nos três estados. A maior preocupação neste momento é com a região centro-sul do Espírito Santo que deve receber ainda grandes volumes de água até ao final do dia.

Por causa do volume de chuva excessivo que vem sendo acumulado desde o início dessa semana, o risco de transbordamento de córregos e rios, alagamentos em centros urbanos e também deslizamentos de terra podem começar a ocorrer nos próximos dias.

As grandes áreas de instabilidade da ZCAS vão provocar mais chuva sobre esses estados nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade enfraquecem durante o fim de semana, o que vai permitir períodos com sol forte. A maioria das áreas do Espírito Santo deve passar o próximo domingo com sol e sem chuva.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Petrópolis recebe vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca do Governo Estadual

As doses de CoronaVac são destinadas à aplicação da segunda dose do esquema vacinal pendente. O lote de Oxford/AstraZeneca também deve ser usado exclusivamente para segundas doses, mas direcionadas ao grupo de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e outras pendências de segundas doses para essa vacina.