Grandes volumes de chuva foram observados em áreas dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro por causa da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Em várias localidades desses estados, apenas no período de 24 horas, o acumulado de chuva superou 100 mm pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Volumes de chuva
Confira alguns volumes de chuva registrados no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no período de 24 horas entre 2h30 do dia 9 de dezembro até 2h30 de 10 de dezembro de 2020.
Serra (ES): 143,3 MM, sendo que metade dessa chuva caiu em cerca de 6 horas.
Rio Acima (MG): 140,6 mm.
Nova Friburgo (RJ): 127,9 mm. O acumulado de chuva na região da Granja Spinelli, em Nova Friburgo já chegou há quase 326 mm nos últimos três dias. A média de chuva normal para região serrana do Rio de janeiro em dezembro varia de 250 a 300 mm.
Em Nova Lima na grande Belo Horizonte choveu 119,11 mm
Em Atílio Vivácqua (ES): 118,6 mm
Em Raposos (MG): 117 mm
Em Fundão (ES): 116,1 mm. Cerca de 80 mm caíram em apenas 6 horas
Esses foram os maiores acumulados, mas em muitas localidades de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, os acumulados de chuva em 24 horas ficaram entre 80 e quase 100 mm.
Previsão de mais chuva
A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua bastante ativa sobre a região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira.
A chuva vai continuar frequente e há risco de chuva forte e volumosa nos três estados. A maior preocupação neste momento é com a região centro-sul do Espírito Santo que deve receber ainda grandes volumes de água até ao final do dia.
Por causa do volume de chuva excessivo que vem sendo acumulado desde o início dessa semana, o risco de transbordamento de córregos e rios, alagamentos em centros urbanos e também deslizamentos de terra podem começar a ocorrer nos próximos dias.
As grandes áreas de instabilidade da ZCAS vão provocar mais chuva sobre esses estados nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade enfraquecem durante o fim de semana, o que vai permitir períodos com sol forte. A maioria das áreas do Espírito Santo deve passar o próximo domingo com sol e sem chuva.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Comentários estão fechados.