A quadra esportiva do Chácara Flora começou a ser reformada nesta segunda-feira (24.09). O local vai ganhar grama sintética, novo alambrado, iluminação e banco de reservas. O trabalho é feito pelo programa “Novo Campinho”, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Ambev e tem apoio da prefeitura. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o início da obra no equipamento esportivo.

Essa quadra é utilizada para jogos e campeonatos na comunidade. Em julho, por exemplo, o Festival das Comunidades passou pelo local com jogos, brincadeiras e dois torneios de futebol (categorias sub-13 e sub-15), que reuniram mais de 60 crianças e adolescentes do bairro e de localidades próximas, como Alto da Serra, Sargento Boening e Vila Felipe.

“Com essa reforma, mais uma quadra da cidade passa por melhorias. Petrópolis já tem recursos federais para reformas em mais 10 quadras em comunidades e está com obras em andamento na Posse. Esses trabalhos são fundamentais para desenvolver o esporte da cidade, porque vão proporcionar locais mais adequados para a disputa de jogos e competições entre os próprios moradores”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Hoje, a quadra é terra batida. Por isso, está sendo feito contrapiso para receber o gramado sintético. Ela quase 40 metros de cumprimento por 20 metros de largura, o tamanho máximo de uma quadra oficial. O alambrado já começou a ser removido para instalação de novas telas. A previsão é de que tudo fique pronto até o fim de outubro.

Parte da mão de obra utilizada é de moradores da própria comunidade. É o caso de Vanil Borges, que vive no Chácara Flora há mais de 30 anos e destaca que, além dos frequentadores da quadra, também haverá outros beneficiados com essa reforma.

“Como a quadra é terra, sempre tinha muita poeira. Então as crianças sempre ficavam sujas, as casas próximas também. Esse é um trabalho que nunca teve desde que eu moro aqui, é a melhor coisa que poderia ter para todo mundo”, disse o morador.

Petrópolis tem quase 50 quadras em comunidades. Em Cascatinha, Taquara, Bairro da Glória, Madame Machado, Amazonas, Carangola, Comunidade Oswaldo Cruz, Vila Rica, Comunidade Alemão e Vila São José, serão feitas reformas em piso, vestiário, troca de telas até a construção de coberturas. Outra que já está em andamento é na quadra que fica ao lado do Centro de Esportes Unificado (CEU) da Posse. Além cobertura com telhas de alumínio e grama sintética, ainda serão feitos sistema de drenagem, calçamento e jardinagem na área externa, com instalação de bancos e brinquedos para criar uma área de lazer, arquibancada de alvenaria, gradil de proteção entre a área de jogo e a torcida, alambrado com portão.

O início das obras de reforma também foi acompanhado pelo vice-prefeito Baninho; pelo superintendente de Esporte e Lazer, HingoHammes; a superintendente de Estado de Políticas Públicas de Juventude,Jéssica Ohana, e a coordenadora do CRJ de Petrópolis, Carina Poirier.