A Império é a cerveja oficial da 29ª Bauernfest, que acontece de 22 de junho a 1º de julho no Palácio de Cristal e em diversos outros pontos do Centro Histórico. A Cervejaria Imperial, dona da cerveja, vai patrocinar parte da programação cultural da festa e, em contrapartida, terá sua marca divulgada no evento e será a fornecedora oficial das barracas da Rua Alfredo Pachá e da Praça da Liberdade. Para isso, a marca ofereceu valor 10% menor do que cobrado no ano passado pelo barril da bebida. E assim, os preços ao consumidor serão os mesmos de 2017: sem aumento.  Dentro do Palácio, o destaque ficará por conta das cervejas artesanais. A programação este ano vai contar com seis palcos e mais de 200 apresentações.

As barracas da Rua Alfredo Pachá e Praça da Liberdade terão venda exclusiva da Cerveja Império. Já nos jardins do Palácio, as barracas de comidas típicas têm a opção de vender a marca e também as cervejas de produção artesanal da cidade, que terão destaque com uma grande barraca e decoração especial. Além da gastronomia e da bebida, que é uma das paixões alemãs, o destaque ficará por conta da programação.

  “Montamos uma programação cultural mantendo as tradições germânicas, com muitos corais, bandas, danças típicas, que estarão, principalmente, no núcleo da festa, que é o Palácio de Cristal. Mas as atrações dos outros palcos também prometem animar o público com diversos estilos diferentes, inclusive o rock alemão”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Para a programação cultural, a festa vai contar com seis palcos localizados nos seguintes pontos: dois no Palácio de Cristal, dois na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), um na Praça da Liberdade e outro no clube Petropolitano. Serão apresentações de danças típicas, bandas, orquestras, corais, teatro, animação infantil, entre outras.

O Palácio de Cristal vai receber as atrações mais tradicionais, com músicas e dança alemã, além dos concursos de cuca, que acontece no dia 23 de junho, e os concursos de chope a metro, que serão realizados todos os dias (exceto no dia da abertura) à noite, com a grande final no encerramento da festa. Já os palcos do Biergarten, na Praça da Águia, terão atrações com músicas alemãs mais contemporâneas, de diversos estilos, até de rock. Na Praça da Liberdade o público vai contar com o Palco Brasil, com transmissão dos jogos da seleção brasileira na copa e atrações de música brasileira. E o palco do clube Petropolitano terá, principalmente, DJs e bandas.

Cervejas artesanais no núcleo da festa, destaque para a economia da cidade

O Palácio de Cristal recebe este ano uma novidade com a entrada das cervejas artesanais no coração da festa. Elas terão uma grande barraca nos jardins do atrativo, que será dividida entre as diversas marcas locais, e também vão fornecer a bebida para as barracas que estiverem localizadas naquela área (na parte de dentro das grades do Palácio).  O prefeito Bernardo Rossi anunciou a novidade esta semana, quando sancionou a lei que regulamenta a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas.

 “A chegada das cervejas artesanais à festa é muito importante para a cidade. Temos o título de Capital Estadual da Cerveja e a produção da bebida é uma das vocações do município, faz parte da nossa cultura. É importante lembrar também, que, do lado de fora do Palácio, na Alfredo Pachá e na Praça da Liberdade, a Cerveja Império será a fornecedora das barracas. Conseguimos que ela vendesse o barril de chope cerca de 10% mais barato do que a cervejaria oficial do ano passado”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.