O Centro de Saúde inaugurou nesta terça-feira (10.10) um espaço especial para as crianças assistidas na unidade. O “Cantinho da Leitura” está localizado na área de atendimento infantil com livros e brinquedos didáticos para que os pequenos pacientes aguardem as consultas com mais interatividade. Além de oferecer um atendimento de qualidade a cerca de 900 crianças por mês, o Centro de Saúde está incentivando o hábito da leitura de forma lúdica e criativa.

“O Centro de Saúde é uma unidade tradicional da nossa cidade e nós estamos buscando ampliar o atendimento não só dos adultos, mas também das crianças. Os próprios funcionários usaram a criatividade para construir esse espaço e todos os materiais foram doados, o que mostra a solidariedade de todos em benefício à qualidade da assistência da nossa população”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O Centro de Saúde é uma referência na assistência infantil. São aproximadamente 900 atendimentos por mês, 500 apenas com as vacinas. Também são oferecidos o acompanhamento psicológico e assistencial. Pelo “Programa da Criança”, os pequenos passam por consultas com pediatras, fonoaudiólogos, dentistas e gastroenterologista.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck explica que todos os materiais entre livros e objetos de decoração foram doados. A iniciativa marca a semana da criança onde diariamente será oferecido contação de história e iniciação a escavação infantil pela equipe de Saúde Bucal.

“Estamos contando com a solidariedade da população. As caixas de doação continuam disponíveis na recepção para as pessoas que quiserem doar livros e os que quiserem doar um pouco do seu tempo para ler para as crianças seria muito importante”, afirma Fabíola Heck.

Uma das voluntárias é a bibliotecária Lorena de Oliveira que apoiou a iniciativa da prefeitura.

“Está sendo maravilhoso passar um tempo com essas crianças e apresentar a elas alguns cuidados com a saúde. Nós estamos abrindo novas oportunidades e de forma lúdica incentivando desde cedo o hábito da leitura”, disse Lorena de Oliveira.

A mãe do pequeno Deryk de 5 anos, Stefane Graciano aprovou a ideia, enquanto ele aguardava a consulta com a psicóloga, leu e brincou com a voluntária do Cantinho da Leitura.

“Finalmente ele saiu do celular. Eu adorei a ideia, todos os envolvidos estão de parabéns, ele adorou o espaço e o tempo passou sem ele perceber”, disse, Stefane Graciano, moradora do Vale do Carangola.

Cuidados com a Saúde também foi priorizado

Nos intervalos das consultas foi servido gelatina para as crianças e após o lanche, a equipe de Saúde Bucal presenteou as crianças com kit de escovação. A Dentista Cintia Rocha explica que os cuidados com saúde dos dentes deve ser incentivado desde cedo.

“Todas as crianças ganharam kits com escovinha e pasta de dente e nós além de explicarmos a importância da escovação, quantas vezes por dia deve se escovar os dentes, nós também alertamos aos pais a manterem o incentivo e os cuidados para que as crianças cresçam com os dentes saudáveis”, afirma.

A mãe dos pequenos Igor de 5 anos e Lavine de 7 anos, Marilene Ferreira, moradora do Alto da Serra disse que sempre incentiva as crianças a cuidarem dos dentes.

“Adorei a ideia, foi muito boa, agora vou até marcar uma avaliação para eles com o dentista daqui para ver como estão os dentes de cada um. Gostei muito do incentivo”, disse.

A diretora da unidade, Élida Marta dos Santos explica que tem contado com a solidariedade de alguns funcionários para manter o cantinho da leitura.

“Alguns funcionários se disponibilizaram em ler para as crianças nos intervalos do almoço, mas quem quiser se voluntariar e vir oferecer alguma atividade será muito bem-vindo”, convida Élida Marta.

Aos que quiserem realizar trabalhos voluntários na unidade de recreação ou de leitura para as crianças, basta entra em contato pelo e-mailssacsc.petropolis@gmail.com ou diariamente na unidade a Rua Santos Dumont, S/Nº, de 8h às 16h.