Centro de Referencia da Juventude contará com 20 atividades a partir de 8 de janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Primeiro Centro de Referência da Juventude fora da região metropolitana do Rio, Petrópolis passará a contar com as 20 atividades no espaço a partir de 8 de janeiro, quando todas as seis unidades do estado retornam do recesso de fim de ano. Neste sábado (16.12)  o prefeito Bernardo Rossi, acompanhado do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, esteve na unidade para conhecer o espaço, num dia que contou com uma série de atividades para a população do Alto da Serra. A expectativa é que equipamento atenda de 1,5 mil a 2 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos por ano.

Um dos pontos altos do CRJ, serão os cursos de capacitação voltados aos jovens. Serão 10 especializações oferecidos pela Faetec. As vagas poderão ser preenchidas a partir do dia 8, das 9h às 22h – horário de funcionamento da unidade – para cursos de recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de recursos humanos, logística, telemarketing, agente de informações turísticas, inglês, recreador/animador cultural, além de operador de máquinas pesadas.

“Ter esse Centro em Petrópolis é, sem dúvida, um ganho muito grande para a cidade. Somos o primeiro município fora da região metropolitana, o que demonstra a importância que nossa cidade tem dentro do estado. Teremos aqui inúmeras opções de atividades entre lazer, cultura, esporte e educação, que dará aos nossos jovens, o nosso futuro, possibilidade de profissionalização e também a perspectiva de um futuro melhor, seja pela cultura ou pelo esporte”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As atividades esportivas também são destaque dentro do CRJ. O espaço contará com diversas modalidades, com professores capacitados para ensinar os jovens artes marciais como o judô e jiu-jutsu e capoeira, oficina de futebol de salão e vôlei, além de jogos de tabuleiro, como o xadrez, por exemplo. No que tange às atividades culturais, o CRJ contará com aulas de zumba e ginástica/alongamento e oficina de teatro.

“Foi um esforço conjunto trazer esse Centro de Referência para Petrópolis. Sabíamos que empregar recursos aqui só seria possível com o empenho do prefeito, que sempre teve um olhar diferenciado para a juventude. Então, tivemos confiança para tornar  cidade a primeira fora da região metropolitana a ser contemplada com CRF”, frisa Thiago Pompulha.

O Centro de Referência da Juventude será custeado pelo governo do estado e o município se responsabilizará pelo espaço e manutenção do mesmo. O Alto da Serra foi escolhido para sediar o centro levando em consideração o número de jovens da região, que poderão participar de atividades que visam contribuir para a cidadania, capacitação e bem-estar.

        Ação social beneficia moradores do bairro

Em um dia marcado por comemorações, os moradores do Alto da Serra puderam participar de uma ação social promovida graças a parceria entre prefeitura, estado, Fundação Leão XIII, entre outros. Serviços como corte de cabelo, atendimento do Procon, isenção na emissão de documentos como certidão de nascimento e segunda via de registro civil, serviços de beleza, saúde, atividades esportivas e oficina de grafite, além de sorteio de brindes ao longo da ação e uma apresentação especial orquestra composta por moradores de comunidades carentes, a “Ação Social pela Música do Brasil, se apresentando para os participantes do evento.

Moradora do Alto da Serra, Luciana de Carvalho levou o filho, o pequeno Michel, de 8 anos para cortar cabelo. “Estava aqui por perto quanto soube da ação. O meu filho cortou o cabelo enquanto eu tirava algumas dúvidas no estande do Procon. Achei a ideia do Centro de Referência muito boa. Tenho uma filha de 16 anos e vou falar para ela vir aqui assim que iniciar as inscrições para os cursos para que ela possa se aperfeiçoar”, declarou.

“O CRJ Petrópolis é uma importante conquista para a juventude do interior. Esta demanda veio das duas últimas conferências de juventude e está se tornando possível a partir das parcerias que a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude estabeleceu ao longo de 2017. Nossa expectativa é que os jovens tenham essa local como referência para crescer e desenvolver suas potencialidades,”, comemorou a superintendente de Políticas Públicas de Juventude da Seelje, Jéssica Ohana.

“Petrópolis mais uma vez se mostra referência na assistência à juventude, compromisso que firmamos mais do que nunca em 2017. Criamos a Semana do Jovem Empreendedor (que a partir do próximo ano se torna um evento anual no calendário da cidade), aderimos ao programa ID Jovem e estamos buscando outras parcerias para beneficiar o jovem petropolitano. O Centro de Referência é mais um passo muito importante que vai ao encontro do nosso objetivo”, declara Wesley Barreto, coordenador municipal da juventude.

O evento contou com a participação do subsecretário da Seelje, Pedro Guimarães; o vice-prefeito, Baninho; o secretário de Saúde, Silmar Fortes; a secretária de Assistência Social, Denise Quintela; o superintendente de Esportes, Hingo Hammes, o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá; além dos vereadores Paulo Igor e Jamil Sabrá.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.