O Centro Especializado de Reabilitação (CER) II Tucuruvi recebeu na última semana o Nirvana, equipamento médico baseado na realidade virtual que possibilita a reabilitação motora e cognitiva no paciente. A nova ferramenta tecnológica foi oferecida para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
A unidade também foi contemplada com itens para a criação de uma sala de integração sensorial e espaço destinado à reabilitação motora e cognitiva de pacientes. Entre os equipamentos, estão kits de bolas suíças, cavalo suspenso, plataforma móvel, pneu balão, túnel, skate e piscina de bolinhas. Com os novos recursos, estão previstos oito atendimentos diários e 160 ao mês.
De acordo com Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, os novos equipamentos auxiliam o trabalho de estímulo que é realizado na unidade. “Temos profissionais especializados para cada tipo de atividade, que auxiliam muito para que as pessoas possam ter uma maior autonomia”, disse.
Com o Nirvana, equipamento desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes, crianças e adultos serão estimulados a fazer suas atividades de rotina e ampliarem seus movimentos. Utilizado para pacientes com sequelas neurológicas, ortopédicas e cognitivas, o Nirvana também favorecerá o atendimento dos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com ele é possível trabalhar a coordenação motora, amplitude de movimento de membros superiores, controle de tronco e outras habilidades como a comunicação, interação e tarefas do dia a dia. A equipe multiprofissional do CER já realiza os atendimentos para potencializar a função e favorecer o máximo de independência possível aos pacientes. O uso da realidade virtual será uma ação complementar às já executadas.
No total, mais sete CERs serão contemplados com o Nirvana. São as unidades Freguesia do Ó, Milton Aldred, Sé, Flávio Gianotti, Tatuapé, Penha e Ermelino Matarazzo.
Investimentos
A Prefeitura de São Paulo investiu cerca de R$ 760 mil na compra dos dispositivos, sendo que dois deles contaram com recursos oriundos de emenda parlamentar. Além disso, serão equipadas 15 salas de integração sensorial nos CERs, com o investimento de R$ 298 mil da gestão municipal por meio da SMPED..
Outros equipamentos como tablets e mesas ginecológicas elétricas adaptadas foram entregues à SMS ao longo deste ano. A rede de cuidados à pessoa com deficiência tem a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência.
Comentários estão fechados.