A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará entregam, nesta quinta-feira (01/11), o novo Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH), às 9h. A inauguração do serviço faz parte das ações de conscientização contra o câncer de próstata, que acomete um em cada seis homens ao longo da vida. O CASH passa a funcionar no Centro de Saúde Escola Meireles, da Secretaria Estadual de Saúde, e contará com o apoio de vários atendimentos para o público masculino, como exames e consultas com especialistas. Participam da inauguração o prefeito Roberto Cláudio, a secretária da Saúde do Município, Joana Maciel, e o secretário Estadual de Saúde, Henrique Javi.

O CASH funciona como um espaço para atendimento dos homens com foco na prevenção do câncer de próstata, ofertando tratamento clínico da hiperplasia prostática (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa). A nova estrutura vai garantir mais salas para a realização dos atendimentos, local para procedimentos ambulatoriais como sala cirúrgica, centro de esterilização, além da realização de exames de ultrassom e biopsias. O equipamento será integrado com serviço de urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O coordenador de Hospitais e Unidades Especializadas, Romel Araújo, reforça a importância do serviço. “Estamos ofertando um novo acolhimento para os homens, com o objetivo de avançar na linha do cuidado, na qualificação da assistência e no grau de satisfação das pessoas que procuram por esse atendimento”, destacou.

Para ser atendido no CASH, o homem deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Após consulta com o médico do Programa de Saúde da Família, poderá ser encaminhado ao especialista.

Saiba mais – Fortaleza disponibiliza, também, o serviço de urodinâmica. O exame tem o objetivo de avaliar a parte funcional do trato urinário inferior, atendendo demandas de pacientes que apresentem hiperplasia prostática, incontinência urinária, dificuldade de esvaziamento da bexiga, entre outros.

A inauguração do Centro de Atendimento à Saúde do Homem será nesta quinta-feira (01/11), a partir das 9h, na Av. Antônio Justa, 3113 – Meireles.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza

Crédito da foto: Reprodução da internet / Google Maps