Cemitério Municipal terá 154 gavetas novas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Depois de 8 anos sem ampliação, o Cemitério Municipal terá novas 154 gavetas, das quais 22 serão concluídas até o final de outubro e mais 66 até dezembro. O trabalho atual, de construção de mais 22 gavetas, se concentra na quadra 15, e tem previsão de término em 45 dias.  As obras são feitas em parceria com as funerárias Rui Ligeiro, Antônio Ligeiro, Oswaldo Cruz e Vital, que estão custeando o material, enquanto a prefeitura entra com a mão de obra. No ano passado foram construídas 66 gavetas.

O maior da cidade, o Cemitério ficou sem 315 gavetas em 2008, quando um deslizamento de encostas interditou uma grande área do local. “Todos os serviços precisam ser ampliados conforme o crescimento populacional e o cemitério também é um deles. Estamos agora recuperando 10 anos de atraso desde que as gavetas foram interditadas. Em 2010 chegaram a ser construídas 151, mas este número não foi suficiente”, afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

Nos últimos dois meses, a administração dos cemitérios vem promovendo melhorias no local, como a retirada de cerca de 10 toneladas de lixo e mato, maior limpeza entre as sepulturas, pintura interna e também será feita na parte externa – já visando a preparação para o Dia de Finados. Também houve o reparo de 39 pontos de luz dentro do Cemitério Municipal e na Rua Fabrício Mattos.

O maior cemitério da cidade possui cerca de 2,4 mil gavetas. A atual gestão vem trabalhando para ampliar as vagas de gaveta noCemitério Municipal, que não recebia este tipo de trabalho desde 2010.

“A disponibilização de vagas hoje depende do fluxo de diário, e as novas gavetas são para suprir as necessidades do dia a dia”, completa Djalma Januzzi.

A abertura de vagas depende da quantidade de exumações realizadas – número que varia a cada dia. Uma gaveta pode ser alugada por três anos e, quando esgota esse período, a família é chamada para a exumação. Caso não compareça na data, o cemitério abre um novo prazo, de 48 horas e, após isso, a exumação é realizada. A quantidade de exumações é variável e a convocação das famílias é feita mensalmente pelo Diário Oficial.

A cidade tem sete cemitérios: Centro, Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Garibu (Posse), Brejal e Quarteirão Worms (km 92 da BR-040). Além das 2,4 mil gavetas, o Cemitério Municipal ainda tem oito mil sepulturas perpétuas e cerca de 1,2 mil covas rasas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.