O Cemitério Municipal ganhou nesta terça-feira (19.12) 66 novas gavetas para sepultamentos. A construção foi toda custeada pelas funerárias Rui Ligeiro, Oswaldo Cruz e Vital, parceria público-privada. Petrópolis possui mais de 2,4 mil gavetas, mas o principal cemitério da cidade precisava de mais espaço.

“Vai melhorar o nosso atendimento e a família vai ter um pouco mais de conforto porque vai conseguir dar um enterro com tranquilidade ao ente querido”, disse o representante da funerária Rui Ligeiro, Pedro Ligeiro.

A administração dos cemitérios planeja fazer ainda a manutenção de outras gavetas.  Os espaços podem ser alugados por três anos. Depois disso, a família é convocada para se fazer a exumação e retirada da ossada. Quando a gaveta é aberta, é necessário fazer limpeza e pequenos reparos para que possa ser utilizada novamente.

“Às vezes é necessário consertar a tampa da gaveta, serviço que demora três ou quatro dias. Mas é um tempo que faz muita diferença para quem está tratando de um sepultamento”, explica o administrador dos cemitérios, Ulisses Sampaio.

“É uma hora bem difícil para quem está enfrentando a perda de alguém da família ou um amigo. E tudo que essa pessoa busca neste momento é ser bem atendido. O que a gente deseja com as novas gavetas é dar um tratamento respeitoso e tranquilo para a população”, afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi – a administração dos cemitérios integra o trabalho da pasta.

O secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, e o presidente da Câmara, Paulo Igor, também estiveram na entrega das novas vagas de gaveta nesta terça.