Um dos espaços educacionais que foram transformados nesse ano para garantir a qualidade no atendimento e conforto para alunos da rede municipal de Educação foi o prédio da Escola Herminia Matheus. Após uma reforma para adaptação, realizada no início desse ano, a unidade passou a funcionar como Centro de Educação Infantil e atende 117 crianças de até 5 anos integralmente. Além das atividades pedagógicas, no CEI os alunos participam de aulas de artes.

“O CEI Herminia Matheus é atualmente o nosso grande destaque com relação ao atendimento da educação infantil, nossa maior demanda da rede. A adaptação do espaço garantiu o atendimento de mais de cem alunos com muito conforto, merenda de qualidade e uma equipe de profissionais muito comprometida com o trabalho. Foi muito bom poder acompanhar de perto um pouco a rotina diária das crianças”, disse o prefeito Bernardo Rossi que fez uma visita na unidade escolar nessa quarta-feira (28.11) acompanhado pelo vice-prefeito Baninho, pelo diretor-presidente da Comdep, Wagner Silva e da secretária de Educação, Marcia Palma.

Ainda segundo Bernardo Rossi, o planejamento do poder público é o de aumentar as vagas oferecidas na educação infantil em outros bairros. “Apesar das dificuldades estamos avançando e planejando reformas, adaptações e procurando espaços que possam ser transformados em Centros de Educação Infantil. Essa é a nossa maior demanda e continuaremos trabalhando para garantir o atendimento com qualidade e responsabilidade”, disse o prefeito.

A revitalização garantiu a pintura das salas de aula, fachada, troca de portas e adaptações nos banheiros. “Esse foi um passo importante principalmente para a região do São Sebastião. Para o próximo ano temos a intenção de aumentar a oferta de vagas no Centro com o prédio municipalizado do Colégio Augusto Meschck e também no Independência com a adaptação do também municipalizado Ciep Santos Dumont”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.

No CEI Herminia Matheus as crianças são atendidas integralmente. “Elas realizam aulas de arte, têm todas as refeições preparadas com muito carinho, realizamos recreações e programações diferenciadas, tudo para garantir o melhor para os pequenos. Na última semana realizamos uma visita ao Castelo em Itaipava e fizemos um piquenique saudável. Eles são muito felizes nesse espaço e os pais são muito parceiros da escola”, contou a diretora da unidade, Carla Gonçalves.

Revitalizações garantem aumento no atendimento

Para garantir o aumento na oferta de vagas em Centros de Educação Infantil a Secretaria de Educação também está adaptando o prédio da Accácio Branco, no Centro. A revitalização garantirá o aumento no atendimento do CEI Primeira Infância – de 30 para 100 crianças atendidas. Além disso, a Secretaria de Educação também planeja as adaptações no prédio da escola Augusto Meschick e no CIEP Santos Dumont. Vale salientar que em 2017 foram realizadas 19 revitalizações em espaços escolares e em 2018 foram mais de 30. Além dessas, foi retomada a obra no prédio da EM Professora Jandira Bordignon. A obra foi paralisada em 2016. No novo prédio, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha, a capacidade de atendimento vai aumentar de 400 para 700 alunos. O prédio também vai contar com 12 salas de aula, biblioteca e quadra poliesportiva.