O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Maricá assinaram, ontem, no Palácio Guanabara, o acordo de cooperação técnica para ampliação do abastecimento na região Central de Maricá e no distrito de São José do Imbassaí. O termo prevê investimentos no valor de R$ 260 milhões para a implantação de um novo sistema de produção e distribuição de água, que inclui uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e adutora.

– Esse é um grande sonho que estamos realizando para a população de Maricá: uma parceria pública-pública entre a Prefeitura, que entra com valores significativos, e o Governo do Estado, através da Cedae. É importante essa ampliação no abastecimento de uma região que está crescendo muito – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O sistema vai incluir um novo ponto de captação de água bruta no Rio Tanguá; uma nova elevatória às margens do mesmo rio; o assentamento de adutora de água bruta com cerca de 20 quilômetros de extensão; uma nova ETA; a construção de elevatórias e adutoras de água tratada; e reservatório de água tratada.

– Os investimentos vão garantir a construção de uma nova estação de tratamento capaz de atender demandas atuais e futuras, tanto da sede do município quanto de São José do Imbassaí – explicou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

Desenvolvimento
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse que o termo será fundamental para o desenvolvimento da região, e agradeceu a parceria com o Estado.

– Em nome da cidade de Maricá, gostaria de agradecer o Governo do Estado pela assinatura da parceria pública-pública, que tem como finalidade a resolução definitiva do abastecimento de água e do esgotamento sanitário para o nosso município. Demos um passo fundamental na resolução estrutural dessa questão com um novo modelo de parceria. Esse entrelaçamento entre entes públicos é fundamental para resolver os problemas da população – disse.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Reprodução da internet