Reprodução da internet / Site da CEDAE

Cedae é eleita a melhor empresa do país do setor de Infraestrutura

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Cedae foi escolhida pelo anuário Melhores & Maiores, da revista Exame, como a melhor empresa do setor de Infraestrutura do Brasil em 2017. O prêmio leva em consideração informações como o crescimento das vendas líquidas, lucro líquido, patrimônio líquido, margem das vendas, rentabilidade, entre outros. A receita da companhia de 1,5 bilhão de dólares foi 7,5% superior ao ano anterior. Com a premiação, a companhia salta da quarta posição – registrada em 2016 – para a liderança do ranking.

As companhias foram analisadas pela Fipecafi, fundação ligada à Universidade de São Paulo. As Melhores & Maiores de 2018 da Revista Exame é um abrangente levantamento de companhias brasileiras que mais se destacaram em 20 setores da economia. No setor de infraestrutura, a Cedae obteve a melhor soma de indicadores.

Com investimento de R$ 3,4 bilhões, a Cedae está implantando a maior obra de infraestrutura do país, que vai universalizar o abastecimento de água na Baixada Fluminense, beneficiando 3,3 milhões de pessoas. A primeira fase da obra está 75% concluída. Já estão em funcionamento a adutora Nilópolis-São João de Meriti, o sistema Cabuçu Baixo, em Nova Iguaçu, e o Sistema Austin, em Queimados. O sistema Cabuçu Alto, em Nova Iguaçu, será inaugurado este mês.

O programa inclui a construção de uma nova  estação de tratamento de água do Guandu, em Nova Iguaçu, além da implantação de estações em Xerém, em Duque de Caxias, Japeri e Campos Elíseos, também em Caxias. O projeto prevê assentamento de cerca de 100 quilômetros  de adutora, implantação e reforma de 32 elevatórias, construção de 23 reservatórios e reforma de outros nove, além de assentamento de mais de 1,5 mil quilômetros  de troncos de distribuição de água e redes. Inicialmente, o programa faria ligações domiciliares em 104.964 unidades. No entanto, a previsão inicial foi ampliada e poderá chegar a 300 mil.

Com produção de mais de 12 mil litros de água por segundo e um reservatório com capacidade para 57 milhões de litros de água, a Estação de Tratamento de Água Novo Guandu faz parte da segunda fase das obras, que já foram iniciadas.

O maior reservatório da Cedae vai garantir o aumento da oferta de água e mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Baixada Fluminense. A estação vai atender Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Japeri, Seropédica e Itaguaí.

 

Tubos em aço 

Para a construção do Novo Guandu, serão utilizados 293 tubos de aço, com 12 metros de extensão e 2,5 metros de diâmetro, totalizando 3.363 metros de extensão. O material vai ser usado no assentamento da nova adutora de água tratada. Estão sendo investidos cerca de R$ 29 milhões na aquisição dos novos tubos, que começaram a chegar no fim do ano passado. Até dezembro, todos os tubos serão entregues.

 

Geração de empregos 

Além de garantir a qualidade no abastecimento da Baixada Fluminense, as obras da Cedae criaram 10.872 postos de trabalho no período de 2015 a 2017. Levando em conta os empregos indiretos, as oportunidades de serviço chegam a quase 12 mil. Até o fim do ano, a expectativa é de que mais 4.465 vagas sejam criadas.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Reprodução da internet / Site da CEDAE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Maligno e A Casa Sombria estreiam nesta quinta-feira na Rede Cinemaxx Petrópolis

Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma demonstração de amor e cuidado consigo e com o próximo. Para incentivar, cada vez mais, as pessoas a se vacinarem, a Rede Cinemaxx traz promoções especiais. Quem apresentar a carteira de vacinação, na bilheteria de qualquer uma das unidades da Rede Cinemaxx, comprovando que tomou uma ou duas doses da vacina, vai ganhar um presente especial do Cinemaxx.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.