Paulo Vitor

Cedae ampliará abastecimento de água em Maricá Projeto inclui a construção de nova estação de tratamento de água

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Maricá assinaram, nesta terça-feira (30/10), no Palácio Guanabara, o acordo de cooperação técnica para ampliação do abastecimento na região Central de Maricá e no distrito de São José do Imbassaí. O termo prevê investimentos no valor de R$ 260 milhões para a implantação de um novo sistema de produção e distribuição de água, que inclui uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e adutora.

– Esse é um grande sonho que estamos realizando para a população de Maricá: uma parceria público-pública entre a Prefeitura, que entra com valores significativos, e o Governo do Estado, através da Cedae. É importante essa ampliação no abastecimento de uma região que está crescendo muito – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O sistema vai incluir um novo ponto de captação de água bruta no Rio Tanguá; uma nova elevatória às margens do mesmo rio; o assentamento de adutora de água bruta com cerca de 20 quilômetros de extensão; uma nova ETA; a construção de elevatórias e adutoras de água tratada; e reservatório de água tratada.

– Os investimentos vão garantir a construção de uma nova estação de tratamento capaz de atender a demandas atuais e futuras, tanto da sede do município quanto de São José do Imbassaí – explicou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse que o termo será fundamental para o desenvolvimento da região, e agradeceu a parceria com o Estado.

– Em nome da cidade de Maricá, gostaria de agradecer o Governo do Estado pela assinatura da parceria público-pública, que tem como finalidade a resolução definitiva do abastecimento de água e do esgotamento sanitário para o nosso município. Demos um passo fundamental na resolução estrutural dessa questão com um novo modelo de parceria. Esse entrelaçamento entre entes públicos é primordial para resolver os problemas das populações – disse o prefeito.

Também estiveram presentes no evento o secretário da Casa Civil, Sérgio Pimentel; o diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva de Souza; o diretor de Projetos Estratégicos e de Sustentabilidade da Cedae, Marco Antônio Feijó; e o secretário municipal de Obras de Maricá, Renato Machado.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Paulo Vitor

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.