Ceará tem 100% de aprovação em exame para especialista em Ortopedia e Traumatologia

Todos os 15 médicos do Ceará que participaram do 49º Exame para Obtenção de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) foram aprovados e agora são considerados membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Este é o quarto ano seguido em que o Ceará obtém 100% de aprovação na prova nacional, que é realizada anualmente em Campinas (SP). O exame é composto por provas escrita e oral (em que o médico é questionado sobre condições clínicas e realiza o diagnóstico), por exames físicos (o candidato demonstra que sabe examinar um paciente de forma correta) e de habilidades básicas em cirurgia, usando modelos artificiais de ossos e ligamentos.

O dr. Jonatas Brito, coordenador do XVIII Seminário da Residência Integrada de Ortopedia e Traumatologia (RIOT), atribui a conquista do Ceará ao bom preparo dos médicos proporcionado pelo formato da residência, que permite que os profissionais interajam com todos os hospitais e professores que fazem parte do programa.

“A prova de título da SBOT é a maior prova de especialidade médica do Brasil e a mais bem elaborada no meio médico, constituindo um ponto importante na formação do médico ortopedista. Anualmente, são mais de 1 mil candidatos testando conhecimentos para a obtenção do TEOT. O índice de reprovação anual é alto, em torno de 30%. O formato da RIOT já é referência em todo o Brasil por sua efetividade e gratuidade. No próximo ano, iremos mais uma vez em busca dos 100%.”

Os residentes aprovados participaram do XVIII Seminário da RIOT, promovido pela SBOT-CE em fevereiro deste ano em Guaramiranga (CE).

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também