Catedral São Pedro de Alcântara inaugura seu tradicional presépio

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O tradicional presépio da Catedral São Pedro de Alcântara entra para circuito de atrações do Natal Imperial. Com celebração realizada neste domingo (01.12), pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão e o pároco Adenilson, o presépio foi inaugurado e passa a estar aberto para visitação do público. Este ano a representação do nascimento de cristo conta com 17 peças que fazem parte do acervo da Catedral.

Durante a celebração deste domingo, o público pôde conferir em primeira mão, a estrutura que traz peças que buscaram representar com fidelidade o local do nascimento de Jesus. “Esta é sempre uma grande atração que em muito valoriza o Natal da nossa cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. De acordo com o pároco da Catedral, Adnilson, as peças chamam atenção pelo tamanho e riqueza dos detalhes.

O pároco destaca que o objetivo é sempre ressaltar a manjedoura, para a qual buscaram uma representação mais simples do que nos anos anteriores, com a intenção de ser fiel ao local do nascimento do menino Jesus. Até o dia do Natal, a gruta em que as peças foram expostas, permanecerá com as luzes apagadas. “O centro das atenções é sempre para a manjedoura. As peças que representam Maria e José estão em uma gruta, feita de modo um pouco mais simples e nesse tempo vai ficar apagada. Somente no Natal vamos iluminar, porque a luz do presépio é o menino Jesus. Queremos ressaltar que a luz das nossas vidas é Ele”, destaca o pároco.

A partir de hoje, as visitações estarão abertas para quem quiser conhecer o presépio. A professora Isabel Martins, 45, veio do Rio de Janeiro para participar da abertura dos eventos de Natal da cidade e ficou impressionada com o tamanho do presépio. “Eu já conhecia a Catedral, mas é a primeira vez que vejo o presépio. É realmente lindo. Estou gostando muito de todos os eventos. Tem muita coisa acontecendo”, destaca Isabel.

O presépio também surpreendeu a administradora Cláudia Medes, que também é moradora do Rio de Janeiro e veio com a família passar o fim de semana e participar dos eventos. “O presépio está lindo, um charme, está muito de acordo com o ambiente e retrata bem a realidade da época. É algo religioso e bem ilustrativa”, destaca Cláudia, que iniciou o domingo visitando a Catedral e depois seguiu para as outras atrações da cidade: “Estou achando tudo muito bonito, muito importante a cidade investir nisso, pois traz recursos e movimenta a cidade. Está tudo muito bonito, muito simpático, as praças estão iluminadas e o astral da cidade está ótimo”.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.