Casa da Educação promove atividades sobre igualdade racial

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com objetivo de esclarecer e conscientizar as crianças sobre o preconceito e o racismo no Brasil, a Casa da Educação Visconde Barão de Mauá promoveu durante quase todo o primeiro semestre atividades sobre a exclusão social do negro além da herança histórica e cultural, principalmente na cidade.

Todas as turmas da Casa trabalharam com tarefas promovidas pelos professores que estimulassem a reflexão sobre o tema. No caso das aulas de ballet, as alunas tiveram contato com a parte histórica das músicas populares, como o samba até o significado de brincadeiras como “escravos de jó”.

“As crianças foram bem expressivas e algumas até contaram que já sofreram algum tipo de preconceito. Queremos trabalhar não só a questão racial, mas a questão das diferenças, que elas existem e precisam ser respeitas”, contou a professora de ballet e história, Lorena Cristina Conceição Borges Silva.

Foram mais de 208 alunas de ballet entre 4 e 16 anos que participaram das ações na unidade. Segundo a professora, foram trabalhadas o tema abolição da escravatura, o resgate das brincadeiras dos escravos, e também inserção de músicas e instrumentos. Foram apresentados filmes e livros que foram discutidos e refletidos durante as aulas. O professor do curso de Capoeira também ministrou uma palestra contando a história da prática para os alunos.

“Vamos trabalhar a discriminação e igualdade racial durante todo o na Casa da Educação, pois infelizmente ainda existe muito preconceito. Essa ação foi muito importante para os nossos alunos e conseguimos trabalhar com todos os espaços desde o cineclube até as aulas de ballet”, disse a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.