Uma turma da 5ª fase da EJA – Educação de Jovens e Adultos – foi aberta na Casa da Educação Visconde de Mauá nesse segundo semestre. As aulas, que começaram nessa semana, são direcionadas para jovens a partir dos 15 anos. Além da grade curricular da EJA, os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas oferecidas na Casa da Educação Visconde de Mauá. A boa notícia é que ainda há vagas para essa turma e os pais e responsáveis interessados, devem fazer a inscrição no Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação.

A ideia é promover atividades diferenciadas com esse público especifico. “É uma forma de incentivar esses jovens a continuar estudando e, aos poucos, corrigir a defasagem entre idade e série. A Casa é um ambiente diferenciado onde esses alunos terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas, e esse tipo de atendimento na EJA é inédito”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Segundo o planejamento organizado na Casa, os alunos entram as 11h30, almoçam, seguem para uma das atividades ofertadas no local: música, informática, desenho, acesso a Sala de Leitura Mauá e educação patrimonial. Depois, os estudantes seguem para as aulas da grade curricular da EJA e o término do turno é a às 17h.

“Nosso intuito é o de oferecer aulas diurnas para esse público. Alguns alunos acabam desistindo de estudar porque não se sentem à vontade em turmas com os alunos menores. A distorção entre série e idade pode ser corrigida com a EJA, ou seja, os estudantes têm as aulas normais da série do ensino fundamental, mas em uma turma com jovens que possuem idades aproximadas”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Vale salientar que a correção de fluxo está prevista no Plano Municipal de Educação como estratégia. “Uma metodologia diferenciada que leva em consideração a linguagem desses jovens e seus interesses é o ponta pé inicial desse trabalho na Casa da Educação”, explica Marcia Palma.

Os primeiros encontros dos alunos da EJA na Casa começaram nessa semana. “Conversamos com os pais, explicamos nosso planejamento e estamos animados com essa novidade na Casa”, afirma a diretora da Casa da Educação, Maria Fernanda Secco.

Os pais ou responsáveis interessados em matricular os filhos na turma da EJA na Casa da Educação devem procurar o Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação. É necessário apresentar, além do documento dos responsáveis e dos jovens, a declaração de transferência – caso o aluno esteja matriculado em outra escola. Vale salientar que a turma da Casa da Educação receberá alunos a partir dos 15 anos.

O Departamento de Matriculas da Secretaria de Educação funciona no prédio Frei Memória – Avenida da Imperatriz, nº 193, Centro – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. Informações adicionais também podem ser adquiridas através dos telefones 2246-8683 / 8685. Dúvidas sobre horário e grade curricular podem ser esclarecidas no Departamento de Inspeção Escolar que também funciona no prédio Frei Memória – 2246-8675.