AirCar, modelo de carro voador criado pela empresa Klein Vision, da Eslováquia — Foto: Divulgação/Klein Vision

Carro voador é aprovado em testes na Europa e recebe certificação para voar

O modelo é equipado com um motor BMW e funciona com gasolina comum
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O “AirCar”, um carro que se transforma em avião, foi aprovado em testes na Eslováquia e recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.

O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação).

“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto.

O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Em julho passado, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h.

A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou “menos de 2 milhões de euros” (R$ 11 milhões) em investimento.

Fonte: g1

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.