Capitão de 100 anos e veterano da 2ª Guerra Mundial morre no Reino Unido

O Capitão de 100 anos e veterano da 2ª Guerra Mundial, Sir Tom Moore, conhecido por protagonizar uma campanha de arrecadação no início da pandemia para o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS), morreu nesta terça-feira (02/02), vítima de Covid-19 e pneumonia. A notícia foi confirmada pela família, que anunciou através de um comunicado: “É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore”.

Moore havia sido internado no domingo (31). Em abril do ano passado, quando estava isolado em sua casa ao norte da cidade de Londres, o britânico gravou um vídeo em que afirmou que daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para o NHS.

O Palácio de Buckingham lamentou a morte de Moore em um comunicado. “Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo”, diz o texto. Segundo a nota, a rainha britânica também enviará uma mensagem privada de condolências à família do capitão.

O ministro da Saúde do país, Matt Hancock, também lamentou a morte.

“Ele foi um grande herói britânico, que mostrou o melhor do nosso país, e eu envio meus melhores votos para sua família neste momento.”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também