Capacitação de professores para o ensino de alunos com deficiência visual acontece em Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Estão abertas as inscrições para professores de educação física interessados no ensino de alunos com deficiência visual. As vagas são gratuitas para o treinamento que será realizado no próximo dia 26 de outubro. Pela manhã, a parte teórica acontece na Casa da Educação Visconde de Mauá, de 9h até 12h. Após o almoço, o Centro de Iniciação ao Esporte, no Caxambu, recebe os profissionais para a aula prática, de 13h30 até às 17h. O curso é promovido pela Urece Esporte e Cultura para Cegos e pela Brazil Foundation em parceria com a prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer. Os interessados devem encaminhar um e-mail para: [email protected] e reservar seu lugar.

“A Educação Física é uma área muito abrangente, sendo assim, fundamental que os profissionais tenham conhecimento em todas das áreas de atuação. A prefeitura é parceria do Conselho Regional de Educação Física, que já trouxe cursos de atualização, capacitação e de introdução ao Crossfit para a cidade. A ideia é trazer o máximo de conhecimento para os professores”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, reforçando a importância do trabalho com os deficientes.

“A prática esportiva é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Através do esporte, eles podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios, contribuindo com a inclusão social. É importante que os professores da nossa cidade estejam preparados para atuar também nessa área”, afirma Hingo.

A coordenadora de esportes para grupos especiais da prefeitura, Clévia Sies, explica que é fundamental que os profissionais entendam que pessoas com deficiência visual precisam ter uma atenção adequada na prática esportiva. A adaptação desses alunos é viável e vai ajudar no desenvolvimento do jovem. “É fundamental que a gente olhe para o ser humano que está ali e entenda as dificuldades dele. A Urece desenvolve um trabalho de excelência e todos os inscritos terão um treinamento bastante qualificado”, disse.

Desde o ano passado, a prefeitura mantém parcerias e trouxe cursos de capacitação para professores e estudantes de educação física nas mais diversas áreas de atuação.  Em 2017 foram realizados treinamentos para a atualização dos profissionais e o movimento Olimpíadas Especiais do Brasil ofereceu o treinamento para os interessados em trabalhar com pessoas com deficiência intelectual.

Neste ano, aconteceu o curso de Cross Training e o I Meeting Serrano de Futsal, como parte da programação da Taça Brasil sub-20. Mais cursos e atividades serão promovidos na cidade no ano que vem.

“O objetivo da prefeitura é proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento profissional da categoria. O trabalho de desenvolvimento e capacitação dos professores de educação física é importante para o município como um todo, contribuindo para um melhor atendimento aos praticantes de atividades físicas”, completa o superintendente.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.