Foto: Bruno Nepomuceno

“Capacita RJ”: Teresópolis sedia capacitação de servidores de 6 municípios em temas da Administração Pública

O programa ‘Capacita RJ, em parceria com a Fecomércio-RJ, visa qualificar os profissionais em temas da Administração Pública que possam facilitar o trabalho diário e contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação do orçamento.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Servidores de seis municípios da Região Serrana participam, até quinta-feira (17), em Teresópolis, da primeira fase do curso do programa estadual ‘Capacita RJ’. A aula inaugural, nesta terça (15), contou com a participação online do governador Cláudio Castro, diretamente do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O programa ‘Capacita RJ, em parceria com a Fecomércio-RJ, visa qualificar os profissionais em temas da Administração Pública que possam facilitar o trabalho diário e contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação do orçamento. Ressaltando que o bom funcionamento da Administração Pública é importante para todo o sistema de prestação de serviços à população.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, destacou os benefícios de Teresópolis sediar o início do projeto. “O ‘Capacita RJ ser realizado em Teresópolis mostra a integração entre o governador do estado, Cláudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen. Nesse momento, uma comissão de servidores da Prefeitura está elaborando o planejamento plurianual, o nosso PPA, com o planejamento das ações para o próximo período. Além dos servidores municipais estarem aprimorando o seu conhecimento, a gente consegue trazer o conteúdo do curso para a realidade local, com o objetivo de atender às demandas do município e ao plano da gestão municipal”.

Participam da capacitação, no SESC Alpina, servidores das cidades de Carmo, Duas Barras, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. “É fundamental capacitar os servidores de todas as áreas da Administração Pública. E esse curso oferece essa oportunidade, temos aqui funcionários de diversas secretarias, como Educação, Saúde, Obras”, avaliou a subsecretária de Finanças da Secretaria M. de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão de Nova Friburgo, Natália do Couto Gonçalves.

As aulas são ministradas por subsecretários e equipes técnicas da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento. Nesta terça, o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Anderson Monteze, falou sobre PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

“O governo do estado percebeu a necessidade de promover o ‘Capacita RJ’ visando à aproximação e a integração com os servidores dos municípios. O estado entende que os municípios têm uma metodologia distinta, tanto para processos relacionados ao estado quanto à União, e isso é natural, mas acredita também que pode construir junto com eles métodos que aprimorem esses processos. O objetivo final é influenciar na melhoria da vida da sociedade local”, enfatizou Anderson Monteze.

A capacitação engloba Noções Básicas de Gestão de Processos; Noções Básicas de Gestão de Projetos; Introdução ao Ciclo de Contratações; Noções Básicas de Planejamento e PPA (Plano Plurianual); e Noções Básicas de Orçamento. De acordo com o cronograma, o programa será aplicado em todas as cidades do estado, divididas em nove regiões.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.