Gerson King Combo — Foto: Facebook Gerson King Combo

Cantor Gerson King Combo morre aos 76 anos

O cantor foi pioneiro do soul e do funk no Brasil. Ele morreu após infecção generalizada e complicações da diabetes

Gérson Rodrigues Côrtes, conhecido como Gerson “King” Combo ou Gerson Combo, morreu nesta quarta-feira (23), após infecção generalizada e complicações da diabetes. O cantor foi pioneiro do soul e do funk no Brasil.

Iniciou sua carreira em 1963, fazendo dublagem no programa “Hoje é Dia de Rock”, apresentado por Jair de Taumaturgo e, após passar por experiências como dançarino e coreógrafo, lançou-se como cantor, inspirado na música negra americana. Passou, então, a cantar na banda Fórmula 7, fazendo o circuito de bailes carioca.

No final dos anos 60 e início dos anos 70, formou uma nova banda que passou a acompanhá-lo nos bailes. Assim, tocava e dançava nos Bailes da pesada, de Big Boy e Ademir Lemos, sendo aclamado como “rei dos bailes” e “James Brown brasileiro”. Nesta época, lançou seu primeiro LP e passou a lançar compactos constantemente, entretanto, sem conseguir sucesso radiofônico, nem penetração de suas canções nos bailes.

Em meados dos anos 70, com o crescimento da cena dos bailes na periferia, o movimento Black Rio ganhou notoriedade nacional e, com o interesse das gravadoras no novo som, Gérson conseguiu gravar seus dois discos de maior sucesso – Gerson King Combo, de 1977, e Gerson King Combo – Volume II, de 1978 – conseguindo sucesso nos rádios e nos bailes, com as músicas “Mandamentos Black”, “God Save the King”, “Funk Brother Soul” e “Good Bye”.

Por causa da queda do movimento Black Rio, Gerson voltou a lançar álbuns e fazer novos shows no final da década de 90.

Gerson King Combo é considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano.

Na página oficial do cantor no Facebook foi publicada uma nota sobre a morte do artista:

Comunicamos, com muito pesar, que o nosso amado Gerson King Combo, o Rei do Soul Brasileiro, faleceu na noite desta quarta-feira (22/09), em decorrência de infecção generalizada e de complicações da diabetes após súbita internação. Que Deus o tenha e console o coração da família, amigos e fãs.

Comunicado Oficial. Comunicamos, com muito pesar, que o nosso amado Gerson King Combo, o Rei do Soul Brasileiro,…

Posted by Gerson King Combo on Wednesday, September 23, 2020

Veja a repercussão da morte do cantor nas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também