Canil da Guarda ajuda em prisão de acusado por tráfico na Praça da Liberdade

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Em ação de rotina, também foram flagrados três homens autuados como usuários de drogas no Parque Ipiranga

A Guarda Civil prendeu na quinta-feira (11.07) um homem acusado de tráfico de drogas na Praça da Liberdade. Em uma ação de rotina com o canil, ele tentou fugir durante abordagem, mas foi impedido pelos agentes que estavam no serviço. Antes, três homens foram levados para a delegacia do Retiro e autuados como usuários – eles foram flagrados no Parque Ipiranga. Ações como essa são feitas frequentemente pelo canil, que também participa de operações de combate ao tráfico em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Desde a inauguração do canil, em abril de 2017, os animais ajudaram a encontrar mais de 40 mil pinos cocaína e, apenas neste ano, mais 15 kg de maconha.

“O canil tem cumprido um papel importante no contexto da segurança da cidade. É uma ferramenta que vem sendo usada de forma efetiva no combate ao tráfico e apresenta um resultado muito positivo para segurança da população”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

O homem preso tem 36 anos e foi pego com 10 pinos de cocaína e três trouxinhas de maconha, além de uma quantia em dinheiro. Ele já tinha passagens anteriores pela polícia por assalto e vai responder por tráfico. Houve tentativa dele de fuga e de se livrar da droga, mas acabou contido pelos agentes.

Também foram levados para a 105ª DP três homens encontrados com maconha. Todos foram autuados como usuários de drogas, prestaram depoimentos e foram liberados em seguida.

“Nós estamos nas ruas seguindo nosso papel de proteger a população, com uma rotina de ações de detecção de drogas e também operações em apoio às forças policiais do nosso município”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Só neste ano, o canil já participou de mais de 50 operações em locais como Araras, Gentio, Pedro do Rio, Vila Rica e na Rodoviária do Bingen, por exemplo. Também são feitas ações regulares no Centro, tanto durante o dia quanto em ações do choque de ordem, nas noites de fins de semana.

O canil da Guarda Civil possui 14 animais, sendo dois pastores holandeses para a detecção de drogas e armas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.