Campeonato Universitário: vôlei e futsal são as primeiras modalidades disputadas Torneio é disputado por 11 atléticas de cinco universidades diferentes

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Começou no último fim de semana o Campeonato Universitário Petropolitano (CUP). No sábado (14.04) foram realizados os jogos da primeira fase de vôlei e no domingo de futsal, no ginásio do Serrano. São 11 atléticas de cinco universidades diferentes da cidade na disputa da segunda edição do torneio. Desde o início dos jogos, no ano passado, a competição conta com o apoio da prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer.

Nesta primeira fase, acontecem os jogos das duas modalidades no masculino e feminino. A partir do segundo semestre, será a vez dos jogos de handebol, basquete e futebol de 7. Ao todo, mais de mil alunos participam do CUP, entre atletas, comissão técnica e torcedores. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, acompanhou os jogos de vôlei no sábado e destacou a importância da competição para a cidade.

“Seguimos trabalhando pelo fomento do esporte no município. Acredito muito no potencial do esporte universitário, que revela grandes jogadores em diversos países pelo mundo. O maior exemplo é o Estados Unidos, que oferece toda a estrutura de desenvolvimento para os esportistas universitários. Também é uma forma de motivar os alunos”, garante Hingo.

Leonardo Kronemberger, organizador do CUP, destacou o apoio da prefeitura ao projeto e quer aumentar a participação dos alunos neste ano. Ele ainda garantiu que em agosto começa a disputa das outras modalidades.

“São quase mil alunos envolvidos, entre jogadores, técnicos e torcida. Já aconteceram os jogos de vôlei e futsal, e em agosto, acontecem os jogos de futebol de campo, handball e basquete. A ideia é aumentar ainda mais a quantidade de cursos na competição”, disse.

Além do apoio aos jogos universitários, a prefeitura também trabalha para aumentar a participação dos estudantes nos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs). Neste ano, 44 escolas confirmaram a participação, sendo que em 2017 foram 41. Em 2016, haviam sido 19 colégios. Mais de 2 mil alunos devem participar do torneio, que acontece em três categorias: sub-13, 15 e 18. São nove modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo.

“Nosso objetivo é aumentar o número de jovens praticantes de atividades físicas e os jogos estudantis são parte importante desse processo. Um dos objetivos da prefeitura é garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos, começando com as crianças e os adolescentes”, completa Hingo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.