Campeonato municipal de futsal para surdos será realizado em dezembro Participam quatro equipes no torneio que será realizado no CIE do Caxambu

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A prefeitura promove no dia 16 de dezembro o campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio vai mobilizar cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes, que jogam entre elas para decidirem o vencedor. Cada partida será disputado em dois tempos de 12 minutos. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social.

“A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Desde o ano passado, nossa gestão promove uma série de eventos esportivos para pessoas com deficiência, contribuindo para a inclusão social e no desenvolvimento desse grupo. Acreditamos no esporte também como forma de demonstrarem seu potencial”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

Em outubro, foi realizada a I Copa Imperial de futsal para surdos, também no CIE. Participaram 11 equipes do Estado de Rio de Janeiro, reunindo cerca de 200 atletas. O time da Associação Petropolitana de Surdos (APES) representou o município no torneio, sendo eliminado nas quartas de final.

“No ano passado, Petrópolis recebeu uma etapa da Taça Rio de Futsal de Surdos, graças a nossa parceria com a APES. Acreditamos no potencial dos atletas da nossa cidade, além de sabermos o quanto o esporte pode contribuir na vida dessas pessoas”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

A arbitragem do campeonato municipal de futsal para surdos será da Liga Petropolitana de Desportos (LPD). Graças a uma parceria com a prefeitura, no ano passado, cinco árbitros foram capacitados para apitar jogos de surdos. Marcelo Rosa, responsável pelas equipes de arbitragem da LPD, destacou a oportunidade de desenvolvimento dos profissionais e abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho.

“Foi muito importante para todos os árbitros que participaram do treinamento e do torneio no ano passado. Acredito que tenha sido uma oportunidade fantástica de crescimento. Também é um diferencial, que pode garantir mais espaço dentro do mercado da arbitragem em todo o Estado”, disse Marcelo.

Dia de convivência no JEUPs
Promover a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) através do esporte, além de proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Com este objetivo, a prefeitura promove o dia de convivência para alunos com PcD que estudam na rede municipal de ensino. O evento acontece no dia 26 de novembro no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, que fica na Estrada da Saudade. Serão oferecidas aos estudantes atividades recreativas e esportes adaptados, como o tênis de mesa, chute a gol em pares e voleibol para deficientes intelectuais.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.