Campanha de doação de sangue da Guarda Civil começa nesta sexta-feira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A partir desta sexta-feira (15.02) agentes da Guarda Civil estarão mobilizados para a Campanha de Doação de Sangue. A ação vai até o dia 1ª de março, em prol do Banco de Sangue do Santa Teresa. Toda corporação irá convidar familiares e amigos para participarem da campanha. A ação acontece antes do Carnaval, uma forma estratégica de aumentar o volume do estoque em um período que o banco de sangue tem uma maior demanda.

Segundo o captador de doações do banco de sangue, Vinicius Paulo Neves Pereira, o banco recebe em média 50 doadores por dia e o ideal seriam 70 pessoas voluntárias. A expectativa é de que em fevereiro esta meta seja atingida com a ajuda da Campanha da Guarda Civil.

“Estamos dando continuidade à nobre Campanha que os agentes da Guarda Civil participam e se mobilizam em chamar mais pessoas, amigos e familiares para participarem. Sabemos que o banco de sangue neste período próximo do Carnaval apresenta uma maior demanda, por isso a importância da ação. Esperamos ajudar ao máximo não só neste período, mas por todo o ano”, destacou a comandante interino Cláudia Conceição.

O Banco de Sangue Santa Teresa atende as duas UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de feridos de acidentes de trânsito.

Um único doador pode ajudar até quatro pessoas com a bolsa de sangue. Isso porque o material colhido é separado e podem ser usadas plaquetas, hemácias, plasma e criopreciptado – cada um com uma função diferente. Como o tempo de armazenagem também varia (por exemplo, as plaquetas, usadas para coagulação, podem ser armazenadas por apenas cinco dias), é necessário que as doações sejam frequentes para atender toda a demanda.

Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes. As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, de 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – Ao lado do HST.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.