Câmara pede prioridade na vacinação para veterinários contra a Covid-19

Os médicos veterinários estão inseridos na 3ª etapa da 1ª fase de vacinação.

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na última quarta-feira (28), a indicação do vereador Domingos Protetor (PSC) que pede a inclusão de médicos veterinários na 2ª etapa da 1ª fase de vacinação. Isso representaria uma alteração no Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Os médicos veterinários, atualmente, fazem parte do grupo prioritário e estão inseridos na 3ª etapa da 1ª fase de vacinação. No entanto, Domingos acredita que o processo precisa ser mais ágil. “Esses profissionais não cuidam apenas da saúde dos animais, mas também integram equipes de trabalho na defesa e vigilância sanitária e inspecionam os produtos de origem animal consumidos pela população. Também atuam nas vigilâncias epidemiológicas, ambientais e Centros de Controles de Zoonoses, monitorando e controlando todas as doenças zoonóticas como dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose”, diz o vereador.

Além disso, os veterinários que atuam em clínicas particulares ficam expostos à Covid-19, uma vez que, ao atender o animal, permanecem muito próximos de seus donos, já que precisam segurar o pet em alguns procedimentos.

A proposta foi aprovada com 14 votos favoráveis e segue para o Executivo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também