Câmara Municipal aprovou projeto “Defesa Civil nas Escolas”

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão desta quinta-feira (19/04) o Projeto de Lei “Defesa Civil nas Escolas”, que prevê a inclusão dos princípios da Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios dos currículos da rede de ensino municipal em Petrópolis. O projeto, encaminhado pelo governo municipal, foi incluído na ordem do dia e aprovado em primeira e segunda discussões com o aval dos 13 vereadores presentes à reunião.

Acompanharam a votação representantes das Secretarias de Defesa Civil e de Educação, inclusive os respectivos secretários, Paulo Renato Vaz e Samea Ázara de Carvalho (interina), além de funcionários. O projeto já havia sido submetido à apreciação do Conselho Municipal de Educação (COMED) em fevereiro, antes de ser encaminhado à Câmara. O tema foi aprovado pelos conselheiros que acompanharão o cronograma necessário para a implantação do projeto nas escolas da rede.

O vereador Professor Leandro Azevedo (sem partido) ressaltou a importância da lei e elogiou a iniciativa do Secretário de Defesa Civil de ter trazido um tema tão relevante para a cidade, principalmente pela maneira como se deu a formatação da proposta, com a aprovação prévia no COMED. “Foi um caminho correto que deveria ser seguido por todas as leis que chegam a esta Casa Legislativa”, destacou ele. Como professor, Azevedo manifestou preocupação sobre a forma com a lei será posta em prática nas escolas.

Outro que usou de tempo regimental para discutir a lei foi o vereador Meirelles (PP). Segundo ele, a lei certamente trará resultados práticos, principalmente pelo fato de ser introduzida na sociedade petropolitana por meio das crianças. Ele citou como exemplo a lei que criou a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança no país. “Hoje, quando entramos no carro, são nossos filhos os primeiros a cobrar o uso do equipamento de segurança. O poder de persuasão das crianças sobre os adultos é muito grande”, disse o vereador.

Para o vereador Antonio Brito (PRB) a cidade de Petrópolis sai na frente das demais cidades do país com essa legislação, suprindo até mesmo algumas lacunas deixadas pela legislação federal e estadual quanto ao tema educacional. A lei prevê ainda, que o tema Proteção e Defesa Civil seja incluído como meta no Plano Municipal de Educação.

Os profissionais da rede municipal de ensino serão capacitados para atender às exigências da Lei “Defesa Civil nas Escolas”. O planejamento, a organização, a direção e o controle da política pública de inclusão dos respectivos princípios previstos na lei ficarão a cargo de três secretarias de governo: Defesa Civil, Educação e Meio Ambiente.

Fonte: Câmara Municipal de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.