Foto: Pixabay

Câmara Municipal aprova criação do plano diretor cicloviário em Petrópolis

A matéria segue para análise do Poder Executivo.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Câmara Municipal aprovou, na última quinta-feira (12), a indicação legislativa de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD) que dispõe sobre a criação do Plano Diretor Cicloviário, a fim de formar condições para a implementação do modal de ciclismo para deslocamento urbano em Petrópolis.

Segundo a vereadora, a proposta ressalta a importância da bicicleta como meio de transporte sustentável e eficiente, refletindo na construção de um trânsito mais coletivo, consciente, compartilhado e humano. “A bicicleta possui uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis e não precisa enfrentar o trânsito congestionado. Além disso, contribui com o meio ambiente, já que andar de bicicleta é econômico e também traz benefícios para o bem-estar, saúde física e mental”, diz.

Como presidente da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária, a vereadora também relata que a criação deste Plano Diretor é uma questão de saúde pública. “Quase 3% de toda riqueza do mundo são gastas com o tratamento de obesidade, isso sem contar as doenças respiratórias e tantos outros casos que estão diretamente ou indiretamente ligados ao sedentarismo. Só no Brasil, são gastos cerca de 110 bilhões de reais do PIB com este problema. Também estima-se que 30% da população mundial está acima do peso ou dentro do índice de obesidade. Portanto, esta indicação vem para incentivar a realização de exercício físico”, finaliza.

A matéria segue para análise do Poder Executivo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.