Principal novidade é uma etapa inédita da Copa Internacional de Mountain Bike com atletas renomados do mundo inteiro

Serão realizados mais de 100 eventos esportivos neste ano em Petrópolis. Com um calendário esportivo bastante diversificado, a cidade vai receber torneios de diversas modalidades, como lutas, corridas de rua, atividades coletivas, como dança e funcional, vôlei, natação, futebol, futsal, basquete e ciclismo. A principal novidade é uma etapa inédita da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), nos dias 9 e 10 março, no Vale do Cuiabá, com a presença de atletas renomados da modalidade de todo o mundo, como o petropolitano Henrique Avancini. Além disso, o município volta a receber uma etapa estadual do Enduro de Regularidade e a Copa Rio de Voo Livre. São mais de 30 modalidades oferecidas e que contam com o apoio da prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer.

“Petrópolis tem um grande potencial e dispõe de toda a estrutura necessária para receber etapas e eventos que reúnem atletas de todo o país. O calendário está repleto de eventos que contribuem o turismo, fortalecendo a nossa economia, promovendo a cidade de maneira positiva. O petropolitano não tem mais desculpa para não se exercitar, já que também oferecemos ações específicas nas comunidades. Esperamos conseguir ainda mais eventos ainda para 2019”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A segunda edição da Corrida de São Sebastião, que será realizada no dia 20 de janeiro, abre o calendário esportivo do município. São 250 vagas para o evento que tem percurso de 6,5 quilômetros com largada na Praça do Indaiá e chegada na Paróquia de São Sebastião. Também neste mês, no dia 29, acontece a premiação do ranking municipal dos corredores no Centro de Cultura Raul de Leoni. Serão contempladas 24 faixas etárias diferentes, mais os cinco atletas mais bem colocados na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino.

“Começamos o ano da melhor maneira possível, premiando os corredores que participaram dos eventos da cidade no ano passado. As corridas que contaram pontos para o ranking foram até outubro, mas pode ser que nos próximos anos aconteçam até dezembro. Pensando nisso, determinados que janeiro é o melhor mês para a entrega da premiação. A cerimônia será parte do calendário esportivo da cidade, começando o ano já contemplando os atletas da cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Em março, a etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) – inédita na cidade – vai reunir cerca de 600 atletas, entre eles, o campeão mundial Henrique Avancini. A competição será realizada no Vale do Cuiabá nos dias 9 e 10 e deve atrair um grande público para o município. No ano passado, a prefeitura criou a primeira prova da modalidade permanente no calendário esportivo: a Copa Imperial de MTB. Mais de 400 atletas participaram do evento, que foi realizado em Secretário. O governo planeja outras ações para fomentar o esporte na cidade.

“Nossa cidade conta com um campeão mundial da modalidade, que é o Henrique Avancini, que vai nos ajudar fomentando o esporte em Petrópolis. A Copa Imperial foi um grande sucesso no ano passado e seguimos pensando em outras maneiras de aumentar o número de adeptos da modalidade na cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Sucesso de público e muito elogiada pelos pilotos participantes em 2018, a Copa MXF Rio de Enduro de Regularidade retorna à cidade com mais uma etapa. No ano passado, 310 atletas estiveram presentes no torneio. Um dos organizadores do evento, Wenderson “Nenel”, destacou o sucesso da prova nos dois últimos anos.

“Petrópolis é uma cidade com potencial para estar no calendário nacional de competições de motociclismo. No ano passado, o evento foi um grande sucesso e contamos com todo o apoio da prefeitura. O importante é o público comparecer e aproveitar não apenas a competição, mas o evento como um todo, com shows, foodtrucks e exposições”, afirmou.

O calendário esportivo da cidade, com toda a programação deste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Fonte: Prefeitura de Petrópolis