Foto: Bruno Nepomuceno

Caleme recebe 50 mudas de árvores pelo projeto ‘Florir Teresópolis’

Próximo bairro atendido será a Fazenda Suíça, na área rural.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Primeiro contemplado com a arborização dos bairros atendidos pelo projeto ‘Gari Comunitário’, o Caleme receberá, nos próximos dias, 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O plantio começou nesta sexta-feira, 01/10, em mais uma fase do ‘Florir Teresópolis’, projeto paisagístico lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen com a proposta de deixar a cidade florida e arborizada.

O próximo bairro a ser atendido, em breve, é Fazenda Suíça, no 2º Distrito. “A ideia é nos aliar aos líderes comunitários para fomentar na população a importância do plantio de árvores para o embelezamento das comunidades, gerando ambientes mais agradáveis”, explicou o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso, um dos coordenadores do Gari Comunitário.

A proposta é que o plantio ocorra toda semana. “Estamos programando, junto com as associações de moradores atendidas pelo Gari Comunitário, que o plantio aconteça toda sexta-feira. Nossa meta é, até o fim do ano, plantar as 500 árvores planejadas para esta etapa do ‘Florir Teresópolis’. Assim, conseguiremos reflorestar todo o município”, destacou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Caleme, há 10 anos o bairro aguardava pela iniciativa. “Esperamos por isso desde a tragédia de 2011, foi uma promessa que o governo na época fez, de reflorestar nosso bairro. E hoje temos o prazer de ver essa ação”, agradeceu Lucineia Silva.

O plantio foi acompanhado pela secretária de Controle Interno, Yára Rocha Medeiros, pelos subsecretários Ricardo Guarilha, de Cultura, e Ana Braga, de Projetos Especiais, pela paisagista Denise Marques, chefe do Horto Municipal, e equipes.

Sombra, ar puro e saúde

Entre as espécies doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e plantadas na pracinha do Caleme estão pão d’alho, acácia, ipês roxo e amarelo, ingá, pau-ferro, palmeira jussara, sibipiruna e jacaré. “Estamos plantando vida! Precisamos das árvores para nossa sobrevivência, pois elas nos dão o oxigênio que respiramos”, comentou a gari comunitária Márcia da Costa Souza, responsável por cuidar das árvores.

A moradora Tatiana Póses levou o filho Gustavo, de 7 anos, para participar do plantio. “O projeto está reeducando o povo e incentivando a cuidar e reflorestar a cidade. É para o nosso futuro e das crianças”, ela opinou. “Vai melhorar nossa qualidade de vida”, completou a moradora Marília Ramos.

A enfermeira Carolina Alves, da Unidade Móvel de Saúde do Caleme, pretende envolver os pacientes no plantio em prol da saúde. “Planejamos cultivar ervas medicinais e temperos que possam substituir o sal, e assim ajudar no controle da hipertensão arterial. Vamos trabalhar na conscientização para que os pacientes melhorem a alimentação e evitem o desperdício, comendo os nutrientes necessários a um custo baixo”, comentou.

Escolas floridas

A participação dos alunos da rede municipal de ensino está garantida no projeto ‘Florir Teresópolis’. Nesta quarta-feira, 29/09, estudantes e professores da Creche Municipal Amor Perfeito, no Pimentel, e do Ciep Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, plantaram 31 espécies ornamentais. A ação será levada a todas as unidades escolares.

A Secretaria Municipal de Educação está organizando uma grande ação conjunta de plantio. ‘Teremos um Dia D, quando vamos parar todas as escolas, no mesmo horário, e fazer o plantio de mudas nas unidades escolares e no seu entorno. A data está sendo definida”, adiantou a secretária Satiele Santos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.