Cerca de 50 pessoas participaram, nesta quarta-feira (28.03), do Café com Sabedoria, promovido mensalmente pelo Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas), na Casa Claudio de Souza. A edição deste mês contou com a palestra História de Petrópolis, com o professor de história Oazinguito Ferreira.

O evento foi apresentado pelo diretor-presidente do Inpas, Fernando Fortes, que falou sobre a emoção de reunir, todos os meses, os aposentados e pensionistas de Petrópolis para uma programação diferente, em que todos colocam e adquirem muito aprendizado.

“Todos que trabalhamos para fazer o município continuar crescendo, hoje em dia, devemos muito a estas pessoas, que ajudaram a construí-lo. Temos esta oportunidade todos os meses, é um aprendizado constante. Nós aprendemos com os palestrantes e, principalmente, com o nosso público, que também trazem suas memórias para este encontro. Memórias estas que são referências para o nosso trabalho no Instituto”, disse Fernando Fortes.

Na palestra História de Petrópolis, o professor Oazinguito Ferreira contou um pouco dos 175 anos de história do município e as transformações pelas quais Petrópolis passou ao longo dos anos. Para ele, é a hora da sociedade ouvir mais as pessoas que vivenciaram as mudanças ocorridas.

“Falar de 175 anos de história de uma cidade tão bela e com tantos atributos é uma grande honra. Isso é muito mais que uma palestra, é um grande bate-papo, pois temos muito mais a aprender com estas pessoas. As memórias são as nossas bases. São elas que norteiam nossas formas de ver o futuro”, explicou o professor, que completa, neste ano, 40 anos de profissão.

O evento reuniu aposentados e pensionistas, que representaram os cerca de 3 mil servidores inativos do município. Entre eles, o aposentado Oswaldo Cristiano, de 78 anos. Ele conta que o encontro é uma oportunidade para que ele reencontre amigos e relembre os 35 anos em que contribuiu como servidor para a limpeza pública na cidade.

“Estou aposentado há 27 anos, mas trabalhei durante 35 anos para a limpeza pública. Só em caminhão de lixo, foram 15. A palestra foi muito boa e me fez voltar no tempo. Viajei para as décadas de 70 e 80, em que vi de perto muitas das mudanças”, contou seu Oswaldo, emocionado.

Ao fim do evento, o diretor presidente do Inpas presenteou com um certificado o professor Oazinguito Ferreira e, com um buque de flores, a coordenadora da Casa Claudio de Souza, Rosane de Freitas, que cedeu o espaço. Os participantes puderam curtir, ainda, um belo café da manhã oferecido pela organização da palestra.