Os principais atletas de 15 a 17 anos disputam neste domingo (25/3), a partir das 10h, o Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling 2018. O torneio acontece no ginásio do Caio Martins, Niterói, Rio de Janeiro e dá vaga para seletiva pan-americana dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 em 15 categorias, cinco no estilo greco-romano (45kg,51kg,60kg71kg e 92kg), cinco no wrestling feminino (43kg,49kg,57kg,65kg e 73kg) e cinco no estilo livre(48kg,55kg,65kg,82kg e 110kg).

“Ao longo de 2017 e 2018 realizamos Etapas da Juventude e elaboramos um ranking. O primeiro colocado chega com a vantagem. Se for campeão brasileiro garante a vaga na seletiva. Caso o primeiro do ranking não vença, realizaremos uma melhor de três entre o campeão da categoria e o líder do ranking para definir o titular da divisão de peso“, explicou Flavio Cabral, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling e um dos criadores do ranking da Juventude.

Além das 15 categorias olímpicas, mais 15 categorias estarão presentes no Brasileiro de Wrestling, cinco por estilo, em quatro áreas de luta simultâneas. Um dos destaques é o crescimento da região Centro-Oeste. Assíria Silva, do Mato Grosso do Sul, e Guilherme Porto, do Mato Grosso, são duas das promessas do Wrestling nacional. Guilherme Porto foi medalhista de ouro no pan-americano escolar (13 a 15 anos) e lidera o ranking até 60kg no estilo greco-romano.

“O wrestling cresce cada vez mais em todos os estados e por isso cada torneio é mais difícil que o outro. Espero vencer o Brasileiro e garantir vaga na seletiva da Guatemala e representar mais uma vez o Brasil”, projetou Guilherme Porto.

A seletiva pan-americana para os Jogos Olímpicos da Juventude acontece de 25 a 27 de maio na Guatemala. Nos estilos masculinos apenas o campeão garante vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires. Já no wrestling feminino, campeãs e vice-campeãs lutam o torneio mais importante desta faixa etária.

Top Controle para atletas das equipes Júnior e Sênior
Nesta sexta-feira 23/3, às 9h, também nos ginásio do Caio Martins, em Niterói, a comissão técnica nacional realiza um Top Controle com atletas das categorias júnior (18 e 20 anos) e sênior (acima de 20 anos). O objetivo é analisar o momento físico e técnico dos principais atletas nacionais em virtude das competições que se aproximam: o Pan-americano Sênior em maio, no Peru; os Jogos Sul-americanos na Bolívia,em junho, e o Pan-americano Júnior, em agosto, no Brasil.

Confira a programação do Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling 2018:
Local: ginásio do Caio Martins, Santa Rosa, Niterói, Rio de Janeiro
Horário: 10h
Entrada: franca
Eliminatórias: 10h às 12h

Crédito da foto: Ruiva Fight