A falta de Caderneta de Vacinação é mais um dos problemas que enfrenta a Saúde do Município de Petrópolis. De acordo com pacientes, os Postos de Saúde não estão disponibilizando as Cadernetas para o registro e acompanhamento das vacinas realizadas.

Uma mãe, que pediu para não ser identificada, tenta há mais de seis meses obter a Caderneta. Ela, assim como outros responsáveis, precisam reunir todos os papéis avulsos (comprovantes das vacinações de seus filhos) distribuídos provisoriamente nos postos para então registrar os atendimentos em um único documento, o que não está sendo possível por causa da falta do material.

Uma outra paciente disse que foi orientada por funcionários do posto à imprimir o modelo da Caderneta disponível na internet ou adquirir modelos similares em papelarias.

Em resposta ao nosso contato, a Secretaria de Saúde do Município informa que o material é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, mas está em falta. A previsão para reposição e distribuição é no final do mês de novembro.

As cadernetas, fornecidas pelo Ministério da Saúde, estão em falta e a previsão é de que voltem a ser fornecidas no fim deste mês. Para suprir a falta do material nesse período, o Programa Saúde da Criança, da Secretaria de Saúde do Município, está disponibilizando uma cópia das partes essenciais da caderneta, para que os registros de vacinação sejam efetuados. Quando as cadernetas voltarem a ser disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, elas serão substituídas aos poucos, conforme forem feitos os atendimentos das crianças nas unidades de saúde“, diz a nota.