Cadastro no WhatsApp da Defesa Civil alerta de chuvas fortes

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O cadastro no Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias promete garantir alertas de chuvas fortes em Petrópolis. O morador deve enviar uma mensagem para o contato da pasta e cadastrar seu smartphone para receber os avisos e também a previsão de temporais. O serviço começou a funcionar em fevereiro deste ano e mais de 3.200 pessoas aderiram. O número do WhatsApp é o (24) 98863-5497. No entanto, os pedidos de vistorias preventivas e de ocorrência devem continuar sendo feitos pelo telefone 199 – totalmente gratuito.

Nesta terça-feira (16.07) a chegada de uma frente trouxe chuva e frio para a cidade. Segundo a previsão, na quarta (17) ainda deve chover, e a partir de quinta (18), o tempo já deve melhorar. Com o cadastro na Defesa Civil, a população garante acesso a informações de fontes oficiais, evitando que boatos causem transtornos desnecessários. A iniciativa da atual gestão tem o objetivo de reduzir o risco de desastres e evitar a disseminação de fake news.

“Reforçamos à população a importância de se cadastrar no número da nossa Defesa Civil. Os técnicos monitoram diariamente as previsões dos institutos de pesquisa para a cidade.  É uma medida simples, mas que pode ser decisiva no momento de uma chuva forte”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Além do serviço com mensagens via internet, segue disponível para a população o 40199, número da Defesa Civil Nacional, com alertas para todas as regiões do país com usuários se cadastrando através do CEP. A adesão ao serviço, que já alcança 7,6 milhões de brasileiros em todo o País, torna-se ainda mais importante em regiões com risco potencial.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressalta que todos os serviços oferecidos são importantes na redução do risco de desastres. Com o acesso à informação, os petropolitanos podem adotar uma série de medidas preventivas.

“Com todas essas ferramentas, o cidadão recebe com antecedência o alerta e pode se deslocar para abrigos e locais seguros ou até mesmo evitar sair de casa. Além do Whatsapp, seguimos com o trabalho de prevenção aos desastres de origem natural em diversas frentes, como o SOS Chuvas e o Defesa Civil nas Escolas, assim como o atendimento e a pronta resposta para a população”, explica o secretário de Defesa Civil.

Gratuito para a população, o 199 continua sendo o número para a população solicitar vistorias, informações, ou relatar alguma ocorrência.   O número de WhatsApp da Defesa Civil funciona apenas para os alertas e a previsão de chuvas.

Monitoramento de rios e previsão do tempo

A Defesa Civil mantém contato direto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com os principais órgãos de pesquisa monitorando a previsão meteorológica para a cidade. O acompanhamento dos níveis dos rios acontece em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Locais como a Coronel Veiga são monitorados constantemente e podem ter o trânsito fechado para garantir que não haja circulação de veículos em caso de alagamentos. 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.