Continuam as buscas por pessoas desaparecidas em Petrópolis. O trabalho é realizado pelo Corpo de Bombeiros com suporte da Defesa Civil do município. Os militares continuam com as buscas aos cinco desaparecidos no Morro da Oficina, Chácara Flora e ao longo do Rio Quitandinha. A Polícia Civil mantém o número 232 óbitos, sendo 138 mulheres, 94 homens e 44 menores de idade. A Secretaria de Assistência Social realiza o atendimento a 1007 pessoas que estão em pontos de apoio do município e nas demais estruturas montadas de forma voluntária pelas comunidades.
Ao todo são no momento 33 pontos de apoio: os do município funcionam com o acolhimento de 890 pessoas em escolas públicas; e os voluntários, estruturados em associações, ONGs e entidades, estão com 117. A Secretaria de Assistência Social oferece o suporte com alimentação, estrutura para a higiene pessoal, atendimentos específicos de assistência social, saúde, psicólogo, além do apoio de Agentes Comunitário e da Defesa Civil.
A população recebe toda a orientação sobre os benefícios que podem ser direcionados de acordo com o perfil social de cada família. Todas as pessoas que precisaram recorrer aos pontos de apoio por terem perdido suas casas, terão direito ao aluguel social no valor de R$ 1 mil. Desabrigados têm prioridade e já foram cadastrados por equipes da Prefeitura.
Pontos de abrigo em funcionamento no município:
- Pontos de abrigo em escolas municipais e estaduais: Escola Germano Valente; E. M. Papa João Paulo; E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo; E. M. Duque de Caxias; E.M. Joaquim Deister; E.M. Alto Independência; E. Rui Barbosa; E.M. Geraldo Ventura Dias; E. M. Maria Campos; E. M. Bom Jesus; E.M. Carlos Demiá; E. Nossa Sra. da Gloria; E. João Batista; E. Irmãs Oblatas; CEI Chiquinha Rolla; CEI Carolina Amorim; E.C. Santo Antônio; Paróquia Santo Antônio; C. E. Rui Barbosa.
- Pontos voluntários nas comunidades: 2ª Igreja Batista; Igreja Católica (Floresta); Igreja Assembleia de Deus Ministério Nação; Igreja Metodista (Instituto Wesleyana); Igreja Nova Jerusalém ; Igreja Batista do Quitandinha; Igreja Unção; Igreja Santíssima Trindade; Igreja Videira; Quadra Oswaldo Cruz – PSF; Associação Vila São José; Capela São Paulo Apóstolo; Salão do BNH do Sargento Boening; Ministério Profético; Clube Palmeiras.
Defesa Civil segue com reforço nas equipes para a realização de vistorias e elaboração de laudos
Desde o dia 15 de fevereiro a Secretaria de Defesa Civil vem atuando intensivamente na realização das vistorias das áreas afetadas. Até o momento, cerca de 2,1 mil vistorias estão em andamento com engenheiros, geólogos e técnicos da secretaria. Ao todo, o município soma 3951 registros de ocorrências por diversas localidades, a maior parte pelo primeiro distrito e por deslizamentos.
As equipes da Defesa Civil ainda atuam no apoio às buscas do Corpo de Bombeiros, com ações relacionadas às atribuições do órgão, como a avaliação estrutural das áreas onde são realizadas as buscas. As equipes também têm acompanhado as ações de detonação de rochas que ainda estão nas localidades afetadas.
Comentários estão fechados.