A 10ª edição do Bunka-Sai se despede neste domingo (12.08), Dia dos Pais. Na programação do último dia estão atividades para as crianças, apresentação de taiko, oficinas e exposição de Bonsai. Além de barracas com comidas típicas e produtos orientais. A Festa da Cultura Japonesa terminaria no último domingo (05.08), mas foi expandida a pedido da Associação Nikkei de Petrópolis e ganhou mais um fim de semana. Em todo o evento, foram mais de 50 atrações culturais que fizeram com que o público mergulhasse nas tradições japonesas.

O encerramento começa com atividades para as crianças, até 12 anos, com o mini Undokai, às 10h. São gincanas japonesas com “corrida de saco”, “corrida de três pernas”, “corrida do caranguejo”, “centopéia” e “cabo de guerra”. Mais tarde, às 12h, o público vai poder contar com apresentação de Taiko, com os grupos Wadan e Kōmyō. Logo depois, às 13h, tem palestra sobre o cultivo de Bonsai, seguido de uma oficina de origami, às 14h; oficina de kirigami, às 15h; e oficina de mangá, às 16h. Durante todo o dia, o público ainda vai poder conferir uma exposição de bonsai dentro do Palácio de Cristal.

A Festa da Cultura Japonesa começou no dia 1º de agosto e seria encerradano último domingo. Em cinco dias de festa, foram mais de 40 atrações. A extensão do Bunka-Sai foi um pedido da Associação Nikkei de Petrópolis, em função da Semana da Cultura do Japão – que começou na terça-feira (07.08) e terminou neste sábado (11.08) na Casa Cláudio de Souza.

“Ganhamos mais três dias de festa, mas sem custos para o município. O evento tem ajudado a movimentar o Palácio e atrair turistas. É uma forma de ajudar a aquecer a economia nesse fim de alta temporada. Já na sexta-feira vimos muitos turistas passando pelo atrativo”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom Turispetro