Foto: Public Health

Brasileiro é infectado pela varíola dos macacos e é o primeiro registro da doença na Alemanha

O brasileiro chegou à Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs, registrou nesta sexta-feira (20), seu primeiro caso de varíola dos macacos na Alemanha. O vírus foi detectado nesta quinta-feira (19) em um brasileiro de 26 anos.

De acordo com as informações divulgadas, o brasileiro chegou à Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha. Ele estava há uma semana em Munique, no sul do país, aonde chegou depois de passagens por Düsseldorf e Frankfurt. O paciente teria apresentado erupções cutâneas, um dos sintomas característicos da doença. O brasileiro está em isolamento numa clínica na cidade.

Em comunicado, o instituto ressaltou que as autoridades sanitárias da Europa e da América do Norte vêm detectando um número crescente de casos de varíola dos macacos desde o início de março, o que suscita receios de que a doença, habitualmente presente apenas em algumas regiões da África, esteja se alastrando.

Este é o maior surto da doença na Europa. Há vários casos confirmados no Reino Unido, Itália, Suécia, Espanha e Portugal. Ainda não se sabe se há uma conexão entre os casos individuais e o surto atual e, em caso afirmativo, qual seria essa relação.

O Canadá foi um dos países mais recentes a relatar casos suspeitos da varíola de macacos, depois que Espanha e Portugal confirmaram 28 e 23 infecções, respectivamente. Os dois países também investigam dezenas de casos suspeitos.

Já o Reino Unido confirmou 20 casos desde 6 de maio, e os Estados Unidos, um – autoridades do país afirmaram que o paciente havia passado pelo Canadá. A Suécia e a Itália confirmaram um caso cada. A França e a Bélgica também registraram as primeiras infecções nesta sexta.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.