Começou oficialmente ontem, 19, com a chegada e credenciamento das delegações, em São Paulo, o FISU AMERICA Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. Além de representar seus paíseses e suas instituições de ensino, os atletas terão a oportunidade de viver uma experiência única de intercâmbio cultural durante os jogos.

Ao todo, 12 países serão representados por seus alunos-atletas na competição. Além do Brasil, disputam Estados Unidos, Canadá, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo receberá cerca de 1500 pessoas para a disputa.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU e da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) AMERICA. A Federação Universitária Paulista de Esportes faz parte da co-organização dos jogos, que contam com o patrocínio dos Correios, dos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro e da Premiere PET. Entre os apoiadores estão Gym Pass, Super Bolla e Koch Tavares.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, comenta a expectativa para a competição: “Para o Brasil e para a CBDU, é uma honra sediar o primeiro pan-americano universitário. A CBDU tem tido a satisfação de ser pioneira em alguns eventos do calendário internacional do esporte universitário, como o Mundial de Futsal e o Beach Games Internacional, que foram duas modalidades que começaram no Brasil e depois ganharam o cenário internacional. E agora temos mais uma vez a oportunidade de sediar os primeiros Jogos Universitários Pan-Americanos. Estamos nos organizando, nos preparando para receber todos os países filiados à FISU America e realizarmos uma edição inesquecível”, afirmou.

Entre as modalidades disputadas estão atletismo, basquetebol, taekwondo, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, tênis e tênis de mesa. A competição também é pioneira no paradesporto. Pela primeira vez, paratletas universitários terão a chance de representar seu país em um evento internacional. Na categoria, o Brasil será representado por 129 alunos-atletas competindo nas modalidades tênis de mesa paradesportivo, atletismo paradesportivo e natação paradesportivo.

Os jogos serão marcados por presenças importantes do Esporte. Na cerimônia de abertura, que será realizada hoje, 20 de julho, as 19h, estão confirmados o Ministro do Esporte, Leandro Cruz, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro -COB, Paulo Wanderley, o Presidente da FISU, Oleg Matytsin, o Presidente da CBDU, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto, presidente da FISU AMERICA.

Quem também marca presença e apadrinha o evento é o medalhista olímpico Gustavo Borges, que palestra para os atletas no dia 23 de julho, às 15h.

Sobre Cerimônia de abertura
Será aberta hoje, 20 de julho, às 19h, a primeira edição do FISU America Games, em São Paulo, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. A maior delegação da competição é o Brasil, com mais de 450 integrantes, marcando presença em todas as modalidades, inclusive no paradesporto, que pela primeira vez, representará seu país em um evento internacional. Além do protocolo comum em cerimônias de abertura, o evento ainda contará com apresentação do grupo Deliders Cheerleading, da UNESP Rio Claro, formado por 10 integrantes. Além deles, a bateria S/A FEA, composta por 25 alunos da USP e a bateria do curso de Farmácia da USP, composta por 20 integrantes farão apresentação para mostrar um pouco da cultura universitária brasileira. Para fechar a grande noite a Escola de Samba Dragões da Real, que se apresenta com 8 ritmistas, 1 mestre de bateria, 1 cantor, 1 músico cavaquinhista, 2 passistas, 1 casal de mestre sala e porta bandeira e 1 produtor.

 

Foto: Nos últimos anos o esporte universitário vem ganhando notoriedade – Crédito: Divulgação / CBDU