Miriam Jeske, Heusi Action

Brasil perde para a Alemanha e vai disputar os Playoffs da Fed Cup

A Alemanha venceu o Brasil no confronto dos Qualifiers para o Grupo Mundial da Fed Cup e está classificada para o Budapest Finals. Neste sábado, a equipe europeia fechou o confronto diante das brasileiras com as vitórias nos jogos de simples e duplas. O duelo foi realizado na Arena Guga Kuerten, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

O resultado leva o Time Brasil BRB para os Playoffs da Fed Cup, que serão disputados nos dias 17 e 18 de abril deste ano. Além das oito equipes que perderam os Qualifiers, a próxima fase da competição terá a presença de oito times que venceram os Grupos Regionais I. O sorteio dos confrontos será realizado na próxima semana.

Com duas top 100 do ranking mundial na equipe – Laura Siegemund (73ª) e Tatjana Maria (91ª) -, as alemãs chegaram para o duelo contra o Brasil como favoritas. Ainda assim, o time azul e amarelo, comandado pela capitã Roberta Burzagli, lutou até o fim. Na sexta-feira, Laura venceu Teliana Pereira (359ª) por duplo 6/3. Depois, Tatjana ganhou de Gabriela Cé (225ª) por 6/3 e 7/6(5). Neste sábado, Laura superou Gabriela Cé por 6/1 e 6/2, garantindo a classificação alemã. Nas duplas, Anna-Lena Friedsam e Antonia Lottner venceram Luisa Stefani e Laura Pigossi por 6/1 e 6/4.

“Apesar do resultado, que já sabíamos que seria difícil jogar contra elas, nós saímos daqui com um saldo positivo da semana. Falei para elas que, independentemente do resultado, elas chegaram aqui de uma maneira e saem de outra. Todas passaram a semana inteira treinando bem, com uma energia muito boa entre elas. Agora, vamos nos preparar para jogar os Playoffs, que ainda não sabemos quem será o adversário”, destaca a capitã Roberta Burzagli.

“Saio daqui muito mais forte, com as coisas muito pontuadas do que preciso fazer para melhorar. Na semana de Fed Cup, a gente agrega bastante coisa como grupo e também no individual. Desde que se formou este grupo, que foi em Medellín no ano passado, tivemos uma evolução bastante grande. A gente vem numa crescente e tem que continuar buscando isso todos os dias”, completa Gabriela Cé.

O treinador Rainer Schüttler, que estreou como capitão à frente da equipe da Alemanha, reconheceu o trabalho do time brasileiro, agradeceu a hospitalidade e elogiou a estrutura do evento organizado em Florianópolis.

“Para nós foi muito bom jogar aqui, onde tínhamos toda a estrutura necessária para nos prepararmos da melhor maneira. Era possível ir do hotel à quadra de jogo caminhando, então foi perfeito deste ponto de vista”, destacou o treinador.

Resultados do confronto

Laura Siegemund d. Teliana Pereira por 6/3 e 6/3

Tatjama Maria d. Gabriela Cé por 6/3 e 7/6(5)

Laura Siememund d. Gabriela Cé por 6/1 e 6/2

Anna-Lena Friedsam/Antonia Lottner d. Luisa Stefani/Laura Pigossi pro 6/1 e 6/4

Crédito da foto: Miriam Jeske, Heusi Action

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também