Brasil é o país que pior lidou com a pandemia, diz estudo

O Brasil atualmente tem mais de 9 milhões de casos e 220 mil mortes pelo coronavírus e é o segundo com mais óbitos no mundo.

Segundo levantamento feito pelo Lowy Institute, centro de estudos em Sidney, na Austrália, o Brasil foi o país que pior lidou com a pandemia de Covid-19 em termos de gestão pública.

O país ficou na última posição, entre 98 governos avaliados. Outros países que tiveram notas muito baixas foram México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.

Já o país avaliado como o que melhor lidou com a crise sanitária foi a Nova Zelândia. Vietnã, Tailândia e Taiwan também tiveram ótimos desempenhos.

Na Nova Zelândia, o vírus foi praticamente erradicado, com fronteiras sendo fechadas precocemente e cuidados drásticos. O país, de 5 milhões de pessoas, teve somente 2.299 casos e 25 mortes.

Os critérios utilizados no estudo foram: casos confirmados, mortes, casos e mortes por milhão de habitantes, diagnósticos em relação à proporção de testes e exames feitos a cada mil pessoas. A pesquisa leva em consideração os dados registrados nos países nas 36 semanas seguintes após o 100° caso confirmado em cada país.

O Brasil atualmente tem mais de 9 milhões de casos e 220 mil mortes pelo coronavírus e é o segundo com mais óbitos no mundo, atrás dos Estados Unidos, que teve 429 mil vidas perdidas até agora.

O ranking completo pode ser visto no site oficial do Lowy Institute.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Alerj discutirá saúde dos petroleiros

Durante o encontro, também serão discutidos os movimentos de privatização das estatais, pelos governos federal e estadual, e a desindustrialização no Estado do Rio de Janeiros e seus impactos.