A delegação brasileira de wrestling encerrou com 10 medalhas a participação no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018, realizado no último fim de semana no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza, Ceará. Joílson Júnior até 67kg do estilo greco-romano e Thais Oliveira até 72kg do wrestling feminino conquistaram a medalha de ouro e foram os destaques. Para o treinador-chefe da equipe nacional, o cubano Angel Torres Aldama, uma nova geração está prestes a surgir dentro e fora dos tapetes.

“Foi um evento importante para observamos os atletas que serão o futuro do wrestling no Brasil. Além dos campeões Joilson e Thais, outros jovens atletas impressionaram bastante e se tiverem apoio e incentivo vão dar resultados. Outra conquista importante foi a participação de novos treinadores. É preciso que haja uma renovação também fora do tapete e novos técnicos está chegando com vontade e disposição para trabalhar” afirmou Angel que acompanhou de perto os três dias do torneio e teve a companhia de treinadores como o paraibano Walter Junio, o paulista Flavio Ramos e o carioca Andre Felipe Feitosa que também atuaram como treinadores no Pan-americano Júnior e se dedicam a formação de atletas.

Guilherme Pradella e Phelipe dos Santos fecharam as conquistas nacionais na noite de domingo (19/08). O gaúcho Guilherme brilhou em sua estreia em competições internacionais ao amealhar a prata até 92kg do estilo livre. Já Phelipe dos Santos até 79kg também medalha de prata se despediu da categoria etária e vai buscar a titularidade entre os atletas da equipe sênior para entrar na briga dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Depois de tanto esforço e treinamento é uma sensação maravilhosa subir ao pódio. Agora seguir forte nos treinamentos e tentar buscar a vaga também na equipe sênior e depois um lugar nas Olimpíadas do Japão. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, meus treinadores e minha namorada por todo auxílio nesta caminhada. O wrestling brasileiro está cada vez mais forte e mais conquistas estão por vir” frisou Phelipe.

Confira a lista de medalhistas brasileiros no Pan Júnior 2018

Estilo greco-romano
Joilson Júnior – ouro até 67kg
Fábio Rodrigues – prata até 86kg
Michael Lima – bronze até 72kg
Gabriel Lira – bronze até 92kg

Wrestling feminino
Thais Oliveira – ouro até 72kg
Beatriz dos Reis – prata até 76kg
Evelyn Santos – bronze até 50kg
Grabriela Rocha até – bronze até 68kg

Estilo livre
Phelipe dos Santos – prata até 79kg
Guilherme Pradella – prata até 97kg

 

Foto: Thais Oliveira celebra conquista da medalha de ouro (John Broughton/ UWW)