Créditos: Vitor Silva/SS Press/BFR

Botafogo, clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira, completa 117 anos

Seu auge veio nas décadas de 1950 e 1960, considerada sua Era de Ouro.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Em 12 de agosto de 1904, o futebol começava no Botafogo e uma história de muitas glórias e conquistas começava a ser escrita. Seu auge veio nas décadas de 1950 e 1960, considerada sua Era de Ouro. Com o sucesso, foi indicado pela FIFA ao seleto grupo de maiores clubes do século XX.

Dentre seus principais títulos estão: 21 Campeonatos Cariocas, quatro Torneios Rio-São Paulo, uma Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa Conmebol (precursora da atual Copa Sul-Americana).

Além das diversas taças, o time foi origem de muitos ídolos, não só do carioca, como do Brasil todo. Inclusive, o Alvinegro tem o maior número de jogadores cedidos à Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Entre eles, estão craques como Didi, Garrincha, Nilton Santos, Amarildo, Túlio, Zagallo, Jairzinho, Paulo César Caju, Manga entre vários outros.

A Estrela Solitária, presente no escudo, na bandeira e na flâmula, era o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo. Ela representa a Estrela D’Alva e foi adotada porque seus remadores, que cedo madrugavam na Enseada de Botafogo, frequentemente viam o planeta Vênus brilhando no céu. Com a fusão dos dois clubes, a estrela apontada para o Zênite também foi adotada como símbolo do futebol.

Hoje, a equipe carioca joga na Série B do Campeonato Brasileiro, após ser rebaixado da primeira divisão no começo deste ano.

“Foi o clube que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira. Vive um momento não muito bom, que não condiz com a sua tradição, mas vai se recuperar”, afirma Waldir Luiz, comentarista da Rádio Nacional e torcedor declarado do Glorioso.

O Botafogo vai comemorar seu aniversário em campo, nesta quinta-feira (12), contra o Operário-PR, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, às 21h30 (horário de Brasília).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.