Dom Gregório Paixão / Foto: Facebook Diocese de Petrópolis

Bispo de Petrópolis autoriza que padres celebrem missa tradicional

A autorização foi realizada através de um decreto sobre a aplicação do Motu Proprio Traditiones Custodis.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Bispo de Petrópolis Dom Gregório, autorizou todos os padres da diocese ordenados até o último dia 16 de julho deste ano, a celebrar a missa tradicional no território diocesano. A autorização foi realizada através de um decreto sobre a aplicação do Motu Proprio Traditiones Custodis.

No documento, o Bispo também pediu “que a Liturgia reformada por determinação do Concílio Vaticano II seja celebrada pelo nosso clero com decoro e fidelidade aos livros litúrgicos, sem excentricidades que facilmente degeneram em abusos”.

“Pelo presente decreto, havemos por bem autorizar na diocese de Petrópolis a utilização do Missal Romano promulgado por São João XXIII em 1962”, afirma o bispo no decreto que autoriza “todos os sacerdotes de nossa diocese, ordenados presbíteros em data anterior à publicação do motu proprio, a saber 16 de julho de 2021, a continuarem gozar, em nosso território, da faculdade de celebrar a Missa segundo o Missal Romano de 1962”.

No Decreto, também foi afirmado que em sua diocese, “até a presente data, o uso do Missal Romano de 1962” por parte do clero, “quer para a celebração privada, quer para grupo de fiéis, não causou problemas de ordem pastoral e não há exclusão da Reforma Litúrgica, nos ditames do Concílio Vaticano II e do Magistério dos Sumos Pontífices”.

Dom Gregório também atendeu as exigências de Papa Francisco, e indicou a Capela São Francisco de Assis, na Mosela, “para a celebração, com a participação dos fiéis, da Santa Missa conforme o Missal Romano de 1962”. Estas celebrações “poderão ocorrer todos os dias, até mesmo nos domingos”, e as leituras devem ser feitas “em vernáculo, segundo a tradução da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.